Prefeitura planeja ações emergenciais durante as chuvas

Publicado em: 09/01/2012 19:14

Durante toda a tarde de hoje, segunda-feira, 9, o prefeito, todos os secretários municipais e a equipe da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil participaram de uma oficina para avaliar e planejar ações emergenciais a serem implantadas neste período chuvoso. Com isso, a Prefeitura pretende antecipar novas ocorrências na cidade. Para cada problema detectado o chefe do Executivo determinou prazos e ações rápidas nos locais afetados.

Foram levantados os principais problemas e os pontos a serem monitorados, dentre eles deslizamentos de encostas em vários bairros, buracos nas vias públicas, desabamentos, destelhamentos, quedas de muros e rompimentos de galerias, de redes adutoras e de esgotos.

Estado homologa decreto
Foram publicados na edição deste sábado, 7, do “Minas Gerais” - Diário Oficial, a homologação da situação de emergência de 76 municípios mineiros, atingidos pelas chuvas. A medida possibilita maior agilidade nos trâmites burocráticos para que os municípios contratem serviços, adquiram produtos e façam obras  emergenciais.

O prefeito também solicitou ao governo do Estado apoio financeiro para as obras de recuperação nos locais afetados pelas chuvas. Segundo levantamento da Defesa Civil, os prejuízos ultrapassam R$5 milhões.