Prefeito decreta situação de emergência e cancela recesso

Publicado em: 20/12/2011 14:32

Em levantamento parcial há 27 famílias desabrigadas e desalojadas na cidade

Em reunião realizada há pouco, em caráter de urgência, com todo o secretariado, com participação do vereador Vanderlei Miranda, líder do Governo na Câmara Municipal, o prefeito Gustavo Prandini decretou situação de emergência em João Monlevade devido as chuvas que atingem o município há várias horas. O chefe do Executivo cancelou o recesso que seria concedido a todos os servidores da Prefeitura entre os dias 26 e 30 de dezembro devido a gravidade da situação que demanda o envolvimento de todo o Governo na solução dos problemas.

Em levantamento preliminar, a Secretaria Municipal de Trabalho Social já identificou 27 famílias entre desabrigadas e desalojadas em várias regiões da cidade, mas os números finais ainda não estão contabilizados já que continuam as vistorias da Defesa Civil em atendimento aos chamados realizados pela população.

Segundo estimativa da Secretaria de Obras os prejuízos com os desabamentos e outros problemas decorrentes da chuva, como danos ao asfaltamento e queda de barreiras já se aproximam dos R$ 3 milhões.

Os pontos mais críticos são a ligação entre o bairro Jacuí e a cidade de Rio Piracicaba onde a estrada cedeu; um deslizamento na Vila Tanque, próximo ao prédio da Funcec. Ainda há problemas graves de deslizamento no bairro Pedreira, avenida Alberto Lima, bairro Promorar, Serra do Egito, rua Botafogo (Loanda).

Está sendo mantido monitoramento constante no nível do Rio Piracicaba que ontem provocou inundação de várias residências no bairro Santa Cruz. Inclusive várias famílias estão abrigadas na Escola Estadual Santana, localizada no mesmo bairro. [foto2]

Abastecimento de água ameaçado

De acordo com avaliação do Departamento de Água e Esgoto (DAE), caso haja elevação do nível do Rio Santa Bárbara em mais 20 centímetros o abastecimento da cidade será paralisado. É que a casa de bombas será inundada obrigando a paralisação da captação na Estação de Tratamento de Água (ETA).

O DAE orienta que a população economize água para evitar problemas com uma possível interrupção da captação. [foto4] [foto3]

Atualizado às 14h18 -  21/12/2011