Orçamento Participativo Escolar entrega R$ 419 mil em equipamentos para estudantes de João Monlevade

Publicado em: 19/04/2024 08:54

Alunos, pais e comunidade apontaram as necessidades de cada escola

Em uma demonstração de empoderamento estudantil e compromisso com a educação, a administração municipal de João Monlevade celebra a entrega de mais de R$ 419 mil em equipamentos escolares, fruto do Orçamento Participativo Escolar 2023 (OPE). A iniciativa, que abrange desde crianças de 0 a 3 anos até adolescentes do 9º ano, representa um marco na história educacional da cidade e região.

Em comemoração aos 60 anos de João Monlevade, a administração está entregando os equipamentos adquiridos pelas 16 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) participantes do programa. Cada uma dessas instituições recebeu um aporte financeiro significativo, totalizando R$ 20.038,36, além de R$ 12 por aluno matriculado.

Os equipamentos adquiridos variam de acordo com as demandas específicas de cada instituição. A Escola Promorar ganhou a reforma da quadra esportiva; o Cemei Sion, um parquinho em eucalipto; no Imaculada Conceição, as crianças agora contam com espaço coberto para brincadeiras, assim como no Cemei Luz aos Pequeninos do Loanda. Também foram entregues bebedouros, ventiladores, câmeras de segurança, mesas, espelhos para banheiro e material esportivo, data show e projetores, aros para basquete, microfones, caixas de som, pebolim e cama elástica, computadores, playground, notebooks, velotrols e fantasias.

“Essa diversidade de recursos reflete a pluralidade de interesses e necessidades das comunidades escolares, mostrando o compromisso contínuo da administração municipal em fornecer um ambiente educacional de qualidade, estimulante e inclusivo para todos os estudantes de João Monlevade”, reforçou a secretária municipal de Educação, Alda Fernandes.

A coordenadora do OPE, Jordana Alvarenga, salientou que o sucesso do programa não se limita apenas aos resultados materiais, mas também reforça o valor da democracia nas escolas. “Ao capacitar os alunos a terem voz ativa em questões que afetam diretamente suas vidas acadêmicas, a iniciativa não apenas promove uma cultura de transparência  responsabilidade e cidadania, mas também fortalece os laços entre a comunidade escolar e a administração municipal”.

OPE 2024

Depois do sucesso do OPE 2023, as escolas de João Monlevade já estão se preparando para mais uma edição do Orçamento Participativo Escolar. Para isso, as instituições já estão envolvidas e a administração municipal repassou R$ 20.796,24 para cada unidade participante, mais R$ 13 por aluno matriculado. O objetivo é tornar as escolas ainda melhores, com mais estudantes participando e dando ideias criativas.