Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Profissionais da educação infantil participam de capacitação sobre alfabetização

 

Publicado em: 22/03/2024 14:34

Whatsapp

 

Profissionais da educação infantil participam de capacitação sobre alfabetização
Pesquisadora e educadora Elvira Souza Lima foi quem conduziu os trabalhos

Profissionais da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de João Monlevade participaram, no dia 18 de março, de uma capacitação voltada para a alfabetização. O evento, realizado no Anfiteatro do Centro Educacional, foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, visando proporcionar reflexões e estratégias para garantir o sucesso no início da vida escolar das crianças.

A secretária municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues Santos, pontuou a relevância do tema do encontro, destacando que todos os alunos têm o direito fundamental de adquirir habilidades de leitura e escrita. Ela incentivou a busca por estratégias que assegurem esse direito. Maria também ressaltou a importância dos cursos de capacitação oferecidos pela administração municipal, afirmando que "para verdadeiramente transformar a vida dos 6.315 alunos da rede, incluindo-os por meio de mudanças de atitudes e ações para atender a todos sem deixar ninguém para trás, a administração tem investido em capacitação para todos os educadores."

A palestra principal foi conduzida pela renomada educadora Elvira Souza Lima, especialista em desenvolvimento humano e com vasta formação em áreas como neurociências, psicologia e música. A pesquisadora enfatizou durante sua apresentação que as descobertas recentes nas áreas da neurociência, antropologia e linguística convergem para uma conclusão fundamental: todos os indivíduos têm a capacidade de aprender. Essas disciplinas evidenciam que o processo de aprendizado está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento cultural.

Ela falou ainda que, de acordo com essas ciências, o ato de brincar desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, sendo cientificamente comprovado como uma necessidade essencial. “Essa abordagem multidisciplinar ressalta a importância de reconhecer a diversidade de habilidades e potenciais em cada indivíduo. A compreensão de que todos têm o potencial de aprender e se desenvolver culturalmente é fundamental para promover uma educação inclusiva e igualitária”, destacou. 

Além de sua atuação como educadora, Elvira Souza Lima também é reconhecida como pesquisadora, palestrante e autora de diversos livros e artigos sobre educação, alfabetização e desenvolvimento infantil. Suas ideias e metodologias têm influenciado professores e gestores educacionais em todo o Brasil.

A capacitação dos educadores contou também com uma apresentação do Projeto Acordes, realizado pelos alunos da Escola Municipal Governador Israel Pinheiro (Emip).