Prefeitura realiza mutirão de limpeza no Santa Bárbara em dia D de Combate à Dengue

Publicado em: 22/03/2024 08:54

A Prefeitura de João Monlevade realiza mutirão de limpeza no bairro Santa Bárbara no próximo sábado (23), de 8h as 14h. O trabalho será coordenado pela Vigilância em Saúde do município (Visa) e terá a participação das secretarias de Saúde, de Obras, de Meio Ambiente, de Serviços Urbanos, e do Comitê Operacional de Emergência Geral Municipal (COE Geral JM). A atividade integra as ações do Dia D de Combate à Dengue que ocorrem em todo o estado.

Em João Monlevade serão mobilizados agentes de combate as endemias e agentes comunitários de saúde. Além da limpeza, que envolve o recolhimento de recipientes que possam acumular água, serão realizadas vistorias, eliminação de eventuais focos de mosquito, aplicação de larvicida e orientações aos moradores sobre o controle e combate às arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.

Esse é o quinto mutirão promovido pela Prefeitura este ano. Já foram contempladas com essa ação as comunidades do Sion, Teresópolis, Rosário, Santa Cruz e Amazonas. Durante a atividade o município também realiza o monitoramento de eventuais locais com focos de dengue utilizando drone.

Ainda no combate à dengue, a administração faz rotineiramente a aplicação de inseticida com bomba costal. Desde o início do ano a Visa já aplicou o inseticida em mais de 20 bairros.

Outra ação para combater a doença é o funcionamento da Policlínica em regime de plantão de segunda a sexta-feira de 17h as 20h e aos sábados e domingos de 8h as 16h para atender somente pessoas com sintomas de dengue, zika e chikungunya.