Prefeitura de João Monlevade enaltece Dona Preta no Dia Internacional da Mulher

Publicado em: 15/03/2024 09:02

Prefeitura de João Monlevade enaltece Dona Preta no Dia Internacional da Mulher

Com o intuito de comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado na sexta-feira (8), a Secretaria Municipal de Assistência Social homenageou a primeira empregada doméstica eleita vereadora no Brasil, Marina Eugênia Souza “Dona Preta”, falecida em 2017. A homenagem ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que leva o nome da vereadora.

No local, diversas pessoas que conviveram com a homenageada recordaram a importância de Dona Preta na política e sua influência em suas vidas.

Presidente da Associação das Profissionais Domésticas e Lavadeiras de João Monlevade, Maria Aparecida de Oliveira “Lia”, enfatizou o trabalho de Marina Eugênia, na fundação da entidade. “Ela transmitia muita serenidade. Aprendemos com ela, que apesar das adversidades nós não devemos nos abater, nem nos desesperar e, naquela época ainda mais do que hoje, lavadeira e empregada doméstica sofria muito preconceito”, argumentou.

Tesoureira da Associação, Cleusa Maria Gomes, salientou que como vereadora Dona Preta foi quem liderou as discussões para instituir os conselhos municipais da Melhor Idade, da Mulher, da Criança e do Adolescente. “João Monlevade foi a primeira cidade no país a instituir esses conselhos. Compreenderam a responsabilidade, a magnitude e a importância da história dessa mulher?”, questionou.

As homenagens foram encerradas com os relatos das filhas de Dona Preta, Lúcia Agostinho de Souza e Valdirene Flávia de Souza. Ambas falaram das origens da mãe. “A primeira vez que ela colocou um calçado no pé, foi com 13 anos. Nossa mãe tinha apenas quarta série escolar, mas mesmo assim alfabetizou as demais mulheres da associação de lavadeiras, para que elas tivessem acesso a INSS e outros direitos trabalhistas”, afirmaram.

A secretária de Assistência Social, Marinete Silva Morais concluiu as homenagens parabenizando todas as servidoras que trabalham na secretaria. “O cuidado e a proteção são legados femininos, por isso parabenizo cada uma de nossas funcionárias. Hoje a Assistência Social é dirigida por mulheres que levam sua sensibilidade à população por meio do Cras, Creas, Residência Inclusiva entre outros serviços”, destacou.

Também estiveram presentes a delegada da Delegacia de Proteção a Mulher, Camila Batista Alves, o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Belmar Diniz (PT), o vereador Gustavo Prandini (PCdoB), a assessora da Deputada Estadual Macaé Evaristo (PT), Elizete Stopa, a presidente da AMA, Elivânia Felícia Braz, e o ex-vereador Luiz Cláudio (PT).