Prefeitura de João Monlevade adota Acupuntura, Tai Chi Chuan e Quiropraxia na rede de saúde municipal

Publicado em: 15/03/2024 08:37

A partir deste mês de março, a Prefeitura de João Monlevade adota Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS) na rede municipal. Com o atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde vai oferecer Acupuntura, Tai Chi Chuan e Quiropraxia para complementar os tratamentos tradicionais.

Conforme a coordenadora da Atenção Secundária, Isabela Farias Guedes Beserra, essas terapias não substituem o tratamento tradicional. “São práticas complementares que vão potencializar os tratamentos convencionais de saúde, reduzir uso de medicamentos e melhorar a qualidade de vida e saúde mental dos pacientes”, destacou.

Os pacientes terão acesso a esses tratamentos por meio de encaminhamento de profissional de Saúde do SUS, da unidade de referência, com justificativa em complementar o tratamento convencional com as PICS. A Quiropraxia e a Acupuntura serão realizadas no Centro de Reabilitação a partir deste mês. Já o Tai Chi Chuan será realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a partir de abril.

Indicações
Segundo Isabela Beserra, atualmente o Ministério da Saúde preconiza o uso de 29 PICS por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Cada uma delas é indicada para tratamentos complementares específicos.

A Quiropraxia, por exemplo, é uma técnica manual de terapia de tecidos moles e manipulação articular visando alívio da dor e correção postural, por causa disso ela é indicada para tratar disfunções mecânicas, alívios de dores musculares e articulares e desvios de posturas.

Já o Tai Chi Chuan é uma prática corporal coletiva de origem oriental, que consiste em posturas de equilíbrio corporal através de movimentos lentos e contínuos promovendo benefícios físicos no relaxamento e meditação. É recomendado para o fortalecimento muscular, relaxamento e prevenção de quedas.

A Acupuntura é uma terapia da medicina chinesa que trabalha com a estimulação de pontos do corpo ao longo dos meridianos, por meio de inserção de agulhas de nível superficial e cutâneo. É indicado para dores crônicas degenerativas, doenças reumatológicas, doenças oncológicas e cuidados paliativos.