Cadastro para castração de animais é retomado

Publicado em: 14/03/2024 16:52

Cadastro para castração de animais é retomado pela Prefeitura de João Monlevade

A Prefeitura de João Monlevade está dando continuidade ao programa de castração gratuita de cães e gatos. A iniciativa, que já realizou 960 procedimentos entre abril e novembro do ano passado, agora está agendando mais 510 castrações para os próximos meses. O cadastro para participação no programa terá início no dia 18 de março e será realizado de forma presencial na Secretaria de Meio Ambiente, localizada na rua Gomes Batista, 122, bairro Nossa Senhora da Conceição.

As inscrições serão aceitas das 7h às 11h e das 13h às 17h, e os critérios para participação incluem famílias com renda de até três salários mínimos ou meio salário por pessoa, além de estarem inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e serem moradoras do município. Para efetuar a inscrição é necessário apresentar documentos de identificação, comprovante de endereço atualizado, folha resumo do CadÚnico ou Cartão Bolsa Família e comprovante de vacinação contra raiva, quando houver.

Necessário cadastrar novamente

É importante ressaltar que quem fez o cadastro anteriormente e ainda não foi chamado para o procedimento precisa efetuar uma nova inscrição, pois o processo foi atualizado.

Em 2023, as castrações foram coordenadas pela Vigilância em Saúde Municipal (Visa), mas agora, os procedimentos serão realizados sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As castrações serão efetuadas por clínicas veterinárias de João Monlevade, contratadas pela Prefeitura para esse fim.

O secretário de Meio Ambiente, Samuel Domingos da Silva, afirma de forma contundente que a posse responsável é mais do que uma opção: é um imperativo para o bem-estar animal e a saúde pública. “É inadmissível negligenciar essa responsabilidade, pois a falta de cuidado com os animais resulta em sofrimento para eles e implicações graves para a sociedade. A superpopulação de animais domésticos, decorrente da falta de posse responsável, alimenta o ciclo de abandono, doenças e degradação ambiental. Portanto, é crucial que cada indivíduo assuma sua parte nesse compromisso, garantindo que os animais sejam tratados com dignidade e respeito, e que sua reprodução seja controlada de maneira ética e responsável”, enfatizou.

Com a continuidade desse programa de castração gratuita, a Prefeitura de João Monlevade reafirma seu compromisso com o controle populacional de animais e a promoção da saúde pública no município.