Prefeitura de João Monlevade e Hospital Margarida se reúnem para discutir melhorias no atendimento

Publicado em: 08/03/2024 06:59

Nesta quarta-feira (6) representantes da Prefeitura de João Monlevade, participaram de uma reunião com a diretoria do Hospital Margarida para discutirem ações envolvendo o município e a entidade, para o enfrentamento da alta de casos de arboviroses como dengue, chikungunya e zika que ocorrem na cidade.

Participaram da reunião a secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, a secretaria municipal adjunta de Saúde, Simone Borba, o assessor Financeiro do Hospital Margarida, Ricardo Torres, a administradora do Hospital, Girlene Mendes e o assessor Jurídico do Hospital, Felipe Ivens.

Durante o encontro, tanto a direção do hospital quanto os integrantes do governo trocaram informações sobre o crescimento da demanda no atendimento da casa de saúde e nas unidades básicas de saúde do município, causada pelo atual cenário epidemiológico. A exemplo do que ocorre em todo o país, João Monlevade registra um grande número de casos de dengue. O município decretou emergência em saúde em função da progressão dos casos.

Após uma conversa sobre as limitações enfrentadas por ambos, foram definidas novas reuniões com o intuito de traçar estratégias a curto, médio e longo prazo, para otimizar os atendimentos no hospital e no município. Para a atual administração tanto o município quanto o hospital estão preocupados em oferecer o melhor atendimento à população.

Já a administradora do Margarida, Girlene Mendes, ressaltou que o hospital está passando por uma superlotação nos últimos dias devido às arboviroses e outras comorbidades. “Por isso é importante que os casos de baixa complexidade sejam atendidos nas unidades básicas de saúde de referência. A alta demanda de pessoas na porta do hospital (Pronto Socorro) de casos menos complexos ocasiona aumento do tempo de atendimento, dificultando a priorização dos atendimentos mais graves. É muito importante realizar o primeiro atendimento nos postos de saúde e, se necessário, a unidade encaminhará ao hospital”, ponderou.