Mais de R$ 191 mil são investidos em novos equipamentos para o Centro de Especialidades Odontológicas

Publicado em: 08/03/2024 06:52

Administração também capacita profissionais da unidade

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, investiu R$ 191.688,93 na aquisição de novos equipamentos para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Alguns dos instrumentos adquiridos são inéditos no serviço odontológico municipal e foram adquiridos para aumentar a qualidade do atendimento à população.

De acordo com secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, a atual administração vem fornecendo cada vez mais suporte ao setor. “A compra dos novos aparelhos está modernizando o Centro de Especialidades Odontológicas. Isso aumenta significativamente a qualidade do serviço prestado aos usuários da unidade”, ressaltou.

Entre as diversas aquisições, a gerente do CEO, Maria Angélica Calijorne Soares Araújo, destaca os novos fotopolimerizadores para as restaurações em resina; ultrassom da marca mais consagrada no mercado; aparelhos de Raio X que, em breve, fornecerão imagens digitalizadas para a população e o laser de baixa potência, usado no alívio de dores, edemas e feridas orais. O uso do laser no CEO é inédito desde que a unidade foi inaugurada.

Outro instrumento importante mencionado pela gerente são os motores de endodontia também de fabricantes de ponta. “O motor serve para tratamento de canal com instrumentação rotatória. Os atendimentos no CEO são de altíssima qualidade, com profissionais que são referência na cidade. Com os investimentos, a população vem recebendo cuidados com o mesmo zelo de um consultório particular”, afirmou.

Investimento na capacitação dos profissionais
O coordenador da Saúde Bucal da Prefeitura, George Moreira Costa, reforça que além da compra de equipamentos, a Prefeitura também investe na capacitação dos profissionais que atendem no centro de especialidades. Desde o sábado (2), a gerente do CEO e mais dois dentistas do setor de Saúde Bucal da Prefeitura estão no Rio de Janeiro para aprender a fazer sedação com óxido nitroso, ou seja, usando a inalação de um gás que substitui a anestesia tradicional.

Essa sedação é utilizada em pacientes que exigem um cuidado especial e, consequentemente, precisam de tratamento com anestesia geral. Com a capacitação dos profissionais, o CEO estará apto a oferecer esse atendimento.

Pioneirismo
Recentemente, o CEO recebeu um colchão a vácuo para atendimento de pacientes com algum distúrbio motor, com algum tipo de paralisia cerebral ou pacientes muito idosos, que tenham risco de queda da cadeira odontológica.

O dispositivo, importado da Alemanha, é utilizado em ambientes hospitalares para cirurgias de longa duração e que exigem estabilidade total do paciente na mesa cirúrgica. O uso desse dispositivo na área odontológica é recente, sendo ainda pouco difundido no país. Com a aquisição, o CEO de João Monlevade tornou-se pioneiro em Minas Gerais na utilização desse sistema.