Prefeitura de João Monlevade realiza semana de prevenção e combate ao AVC

Publicado em: 26/10/2023 16:39

Prefeitura de João Monlevade realiza semana de prevenção e combate ao AVC

Município disponibiliza desde 2022 atendimento para pacientes acometidos pela doença

A Prefeitura de João Monlevade realiza de 30 de outubro a 1º de novembro a semana de combate e prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, em virtude do Dia Mundial do AVC, comemorado em 29 de outubro.

Durante a semana, a Policlínica e todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município farão um trabalho de conscientização, orientando a população sobre como identificar uma pessoa que está sofrendo um AVC e como agir nesses casos.

Neurologia do Dia a Dia
Entre as orientações, as unidades de saúde também vão informar como funciona a “Neurologia no Dia a Dia”, serviço desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Centro Itabirano de Neurociência (CIN) que oferece atendimento aos pacientes neurológicos de João Monlevade.

Implantado em 2022, pela atual administração, o serviço trabalha com atendimento a três tipos de pacientes neurológicos: pessoas que sofrem com epilepsia, cefaléia ou que sofreram algum tipo de AVC.

No caso das pessoas que sofreram AVC, o atendimento é realizado na fase aguda da doença, ou seja, até 45 dias após o acidente vascular. Assim que o paciente, vítima de AVC deixa o hospital, ele ou seus familiares são orientados a procurar a Atenção Primária à Saúde (APS), na sede da Secretaria de Saúde, onde é agendada a consulta com o neurologista, quando é iniciado o tratamento.

A secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, falou sobre a importância do serviço para os pacientes acometidos por AVC. “É a primeira vez que o município tem essa linha de cuidado para esses pacientes. Com isso, obtivemos um tempo de resposta mais rápido no atendimento, algo fundamental para diminuir as sequelas nas pessoas que sofreram um acidente vascular cerebral”, concluiu.