Secretaria de Educação promove competição entre merendeiras com foco na criatividade e nutrição

Publicado em: 25/10/2023 09:25

Concurso Receita Nota 10

Secretaria de Educação de João Monlevade promove competição

entre merendeiras com foco na criatividade e nutrição

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está promovendo o Concurso “Receita Nota 10!”. A iniciativa é inédita e visa valoriza o talento das servidoras envolvidas diretamente no preparo das refeições nas Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis).

As inscrições vão até o dia 10 de novembro e podem participar até três servidoras por turno de trabalho, com um máximo de duas inscrições para escolas com dois turnos diferentes.

Na elaboração das receitas só será permitido o uso dos gêneros alimentícios que são frequentemente fornecidos pela Prefeitura de João Monlevade. E, para as receitas da modalidade Cemei, é importante observar a orientação de não incluir açúcar, mel ou adoçantes.

O concurso será dividido em duas etapas. A primeira, classificatória, contará com a visita da Comissão de Avaliação,  composta por representantes da Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação, Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e Nutricionista Responsável pela Alimentação Escolar, às instituições. Os critérios de avaliação das preparações incluem análise visual, viabilidade de replicação da receita, inclusão de alimentos da Agricultura Familiar, adequação nutricional, criatividade, valorização de hábitos alimentares locais, adequação do manipulador de alimentos e organização do refeitório e da cozinha.

A segunda etapa consiste na divulgação e premiação das melhores receitas, considerando as modalidades Cemei e escola. Cada servidora da equipe vencedora será premiada, destacando a dedicação e o talento na promoção de uma alimentação escolar saudável e saborosa.

“Este concurso é uma oportunidade de reconhecer e valorizar o papel fundamental das servidoras na oferta diária de refeições nutritivas e atrativas para os estudantes da rede municipal. O trabalho por elas realizado impacta, diretamente, mais de 6.000 alunos/dia, ao contribuir com a assiduidade, com o rendimento escolar e na promoção da saúde, ao incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis que se iniciam no ambiente escolar e tendem a ser levados por toda a vida", destacou a nutricionista responsável pela alimentação escolar, Noeme das Graças Dias.