Publicado em: 01/08/2023 15:12

João Monlevade é a primeira cidade da região a pagar o piso nacional da enfermagem. O salário com o reajuste, mais o retroativo referente a 12 de maio, foi pago na sexta-feira (28), data em que os servidores públicos do município receberam o pagamento do mês de julho.

A adoção do piso foi garantida após a administração encaminhar para a Câmara Municipal, em 29 de junho, um projeto de lei que regulamentou o piso nacional no município. A proposta foi aprovada de forma unânime pelos vereadores, em reunião da Câmara Municipal realizada em 5 de julho.

Como o Governo Federal ainda não fez o repasse de verbas aos estados e municípios para efetivar o piso nacional, João Monlevade efetuou o pagamento de seus profissionais de enfermagem com recursos próprios, conforme estava previsto na proposta de lei aprovada na Câmara. Ao todo, o município pagou R$ 532.878,43 em salários de julho e retroativos de maio e junho.

Com isso, os enfermeiros do município passaram a receber R$ 4.750, técnicos de enfermagem R$ 3.325 e auxiliares de enfermagem R$ 2.375. No total 62 técnicos de enfermagem, 38 enfermeiros e 20 auxiliares de enfermagem foram beneficiados com a medida.