Evento Vozes Femininas lota auditório da Prefeitura de João Monlevade

Publicado em: 27/07/2023 15:44

Evento Vozes Femininas lota auditório da Prefeitura de João Monlevade

O evento “Vozes Femininas” de iniciativa da Associação Monlevadense de Afrodescendentes (Amad) lotou o auditório Leonardo Diniz, na Prefeitura de João Monlevade, na noite dessa terça-feira (25). A atividade foi realizada com apoio da Prefeitura, em virtude do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho.

Na mesma data é homenageada no Brasil a líder quilombola, Tereza de Benguela. Conhecida como “Rainha Tereza”, ela viveu no Vale do Guaporé (MT), e liderou o Quilombo de Quariterê. Durante o evento, a líder quilombola foi recordada com a apresentação de um monólogo enfatizando seus feitos.

Também foram lembradas outras mulheres negras latino-americanas e caribenhas com passagem de destaque pela história em várias áreas de atuação, como a escritora e compositora Carolina Maria de Jesus, a advogada Esperança Garcia, a filósofa e antropóloga, Lélia Gonzales e a vereadora  Marielle Franco.

Palestras
No entanto, o ponto alto do evento foram as palestras proferidas pelas: ativista vice-líder do projeto Freedom Keity Ellen; a Doutoranda em Bioética, ética aplicada e saúde coletiva (UERJ) e Mestra em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas (UERJ) e Graduada em Filosofia (UFES), Karina Caetano; a empreendedora Rose Almeida; a diretora-presidente da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio e a diretora da Faculdade de Engenharia Campus de João Monlevade da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaEng/Uemg), Júnia Alexandrino.

Keity Ellen ministrou o tema “Violência e Invisibilidade da Mulher Negra”, enquanto Karina Caetano tratou do tema “Saúde e cuidado entre as mulheres”. Júnia Soares proferiu palestra sobre “A Vida da Mulher Negra no Brasil” e Nadja Lírio falou sobre a “Nossa negritude de pele clara (Colorismo, privilégios e identidade racial)”. O evento foi concluído com a palestra de Rose Almeida “Despertando o empreendedorismo feminino”.