Assinada a ordem de serviço para construção da UBS Antônio Gonçalves e Centro de Especialidades Odontológicas

Publicado em: 14/07/2023 09:39

Foi assinada, na tarde dessa terça-feira (11) a ordem de serviço para a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Gonçalves e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no bairro José Elói. Com a assinatura, a construtora HR Domínio LTDA, vencedora da licitação, está autorizada a iniciar a obra que tem previsão de dez meses para ser concluída.

A atual administração teve que desmanchar o antigo prédio, porque ele foi construído quando a cidade tinha menos de 40 mil habitantes, hoje a cidade tem mais de 80 mil. A nova UBS leva em consideração que a cidade cresceu, a população aumentou e essa unidade deve estar à altura dos desafios dos tempos atuais.

O prédio será o mais moderno da Secretaria de Saúde e todas as secretarias envolvidas estão se esforçando para entregar a obra nos 60 anos de emancipação político/administrativa do município.

A secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, acrescentou que a nova UBS vai permitir aumentar a cobertura da Estratégia em Saúde da Família (ESF) em bairros que atualmente não são cobertos. “Vamos aumentar todos os atendimentos. Teremos mais consultórios médicos e de enfermagem. Além do atendimento odontológico especializado no segundo andar, a UBS também terá consultórios odontológicos no primeiro andar, para a atenção básica”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal, Fernando Linhares (União Brasil) informou que ele, o líder de governo Belmar Diniz (PT) e o vereador Doró da Saúde (PSD) vão apresentar um projeto de lei, que denomina o futuro CEO de Antônio Guedes Beserra Neto, que foi secretário de Saúde da cidade ma década de 1990

Marco para o município
A construção da nova unidade foi definida depois que a administração considerou inviável reformar o prédio da antiga Policlínica. Construída na década de 1970, pelo já falecido prefeito Antônio Gonçalves, a antiga edificação não atenderia os padrões vigentes para uma unidade de saúde, mesmo com uma reforma.

Orçado em R$ 7.859.229,44 o empreendimento terá dois pavimentos, com 750 metros quadrados cada, totalizando 1.500 metros quadrados de área construída. O primeiro andar vai abrigar uma unidade básica de saúde do tipo III, enquanto no segundo será construído o CEO, que substituirá o atual, que funciona em um imóvel alugado pela Prefeitura.

Além de oferecer mais conforto e melhor atendimento para a população e servidores que vão trabalhar no local, a nova UBS vai permitir que o município amplie sua cobertura de ESF. Atualmente, a região de Carneirinhos e os bairros do entorno, possuem duas equipes de ESF. Com a UBS Antônio Gonçalves, esse número será ampliado para três equipes.

O projeto prevê uma sala de espera com quatro banheiros e fraldário, recepção, triagem, sala de arquivos de pacientes, sala de curativo, dez consultórios médicos, duas salas para imunização, dois depósitos de materiais de limpeza (DML), um escovário, sala para guardar medicamentos, almoxarifado, uma sala de cuidados básicos (para medicação, soroterapia, etc), sala da gerência, dois banheiros para funcionários, cinco consultórios odontológicos na UBS, sete consultórios odontológicos no CEO, um Raio X periapical odontológico, almoxarifado para odontologia, uma sala de arquivo para odontologia, sala de apoio a odontologia, sala para agentes de endemias, sala de agentes comunitários de saúde, expurgo, esterilização, quatro vestiários, copa, sala para reuniões, abrigo de resíduos, compressores e local para abrigos residuais descartáveis.

Presenças
A viúva do dentista Antônio Neto, e também dentista, Elisabete Farias, o ex-presidente da Câmara Municipal e filho do ex-prefeito Antônio Gonçalves, Clésio Gonçalves, vereadores além de diversos secretários de governo, servidores, integrantes do Conselho Municipal de Saúde e representantes da HR Domínio LTDA.