Prefeitura de João Monlevade discute o alinhamento do acesso a exames de média e alta complexidade

Publicado em: 05/07/2023 08:52

Reunião envolveu médicos e gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na sexta-feira (30), uma reunião com médicos da Atenção Primária à Saúde e gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para o alinhamento do acesso aos usuários a exames de média e alta complexidade.

A atividade ocorreu no auditório a Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon) e foi coordenada pelo setor de Divisão de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria e os médicos do Núcleo Regulador da Secretaria de Saúde.

A secretária de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, juntamente com a secretária adjunta, Simone Borba, abriram a reunião falando da importância do encontro para aperfeiçoar o atendimento aos pacientes que procuram por esse tipo de exame. “Estamos conseguindo corrigir e fazer muita coisa na atual administração. Essa reunião é para melhorarmos ainda mais”, afirmou Raquel Drumond.

O propósito do encontro foi alinhar a utilização do Protocolo de Complementação Diagnóstica de Exames de Média e Alta Complexidade do município para os usuários do SUS. Foram abordados pontos como: preenchimento das Guias de Solicitação de Exames, como otimizar e melhorar a comunicação e a troca de experiência entre os médicos da Atenção Primária com os médicos do Núcleo Regulador, entre outros assuntos.

Ao fim da reunião o coordenador da Divisão de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria, Francisco Diego Toledo Lima, avaliou positivamente a atividade “a estratégia de reunir os principais atores desse processo de solicitação de exames foi muito positiva e produtiva. Momentos como esses precisam ocorrer com mais frequência, porque ao ouvir os profissionais diretamente envolvidos nos processos, coleta-se informações importantes e podemos, a partir daí, propor melhorias sempre que necessário”, resumiu.