Biblioteca Pública de João Monlevade celebra 55 anos de dedicação à leitura e à cultura

Publicado em: 15/06/2023 07:27

No dia 17 de junho, a Biblioteca Pública de João Monlevade, Jornalista Assis Chateaubriand, completa 55 anos. Ao longo dessas cinco décadas e meia, a biblioteca tem se dedicado a atender os diferentes interesses de leitura e informação da cidade, colaborando para o acesso ao livro, à cultura e à educação.

Para celebrar essa importante data, a biblioteca preparou uma série de atividades especiais. Entre os dias 19 e 23 de junho, das 8h às 10h e das 14h às 16h, estará em exibição a exposição literária "É o Bicho", uma parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais. A exposição apresenta ao público o mundo particular da poesia, capaz de abrir janelas para sensações e emoções inimaginadas.

A abertura da exposição será na praça Sete de Setembro, no dia 19 de junho, às 14h, com a peça teatral "Uma luz Especial", roteirizada e produzida por Luzia Inês Martins. Essa peça promete encantar crianças e adultos, contando com a participação dos alunos da Escola Municipal Promorar e trazendo personagens como o Gato de Botas, Fada Madrinha, Patinho Feio, entre outros.

Bate-papo com escritores locais

Além disso, a Biblioteca Pública receberá renomados escritores locais, como Bel Araújo, Lucia Inês Martins, Mariana Jesus, Gracita Fraga, Jairo Martins de Souza, Kelly Gandra e Erivelton Braz. Esses autores, que enriquecem a história da cidade, participarão de contação de histórias, rodas de conversa, bate-papo e também apresentarão seus livros.

“Quero destacar a importância da participação dos escritores monlevadenses e da região, da valorização e preservação do que é produzido na nossa cidade. No último ano, a biblioteca criou a ‘Coleção Memória de João Monlevade e região’. Essa coleção é composta por romances, poesias, crônicas e outros gêneros literários que retratam a história local, dos bairros, bem como os saberes tradicionais da região. A iniciativa visa valorizar e preservar a produção literária da cidade, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural da comunidade”, destacou a  bibliotecária Anacriste Guedes.

E como surpresa especial neste ano de comemoração, a escritora amazonense Soraia Magalhães, criadora do blog "Caçadores de Biblioteca", estará presente na Biblioteca Pública de João Monlevade no dia 22 de junho, das 8h às 10h. Soraia viaja pelo Brasil e pelo mundo visitando bibliotecas e compartilhando suas experiências.

A Biblioteca Pública Jornalista Assis Chateaubriand está localizada na avenida Getúlio Vargas, nº 4798, no prédio da Secretaria Municipal de Educação, ao lado da praça Sete de Setembro, em Carneirinhos. O horário de funcionamento é das 7h às 11h e das 13h às 17h.