Reinauguração do Numear marca celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado em: 06/06/2023 16:37

Reinauguração do Numear marca celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente

Solenidade contou ainda com entrega do Plano de Manejo do Parque do Areão e assinatura de reforma do Escadão

A reinauguração do Núcleo Municipal de Educação Ambiental (Numear) e a entrega do Plano de Manejo do Parque do Areão marcaram as festividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente em João Monlevade. A solenidade de entrega do espaço e do documento ocorreu na segunda-feira (5), no Parque do Areão.

O Numear, que passou por um processo de revitalização, é um espaço dedicado à conscientização e à educação ambiental. Localizado no coração da cidade, o centro tem como objetivo conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e estimular práticas sustentáveis.

Plano de Manejo

Outro marco importante foi a entrega do Plano de Manejo do Parque do Areão. O parque, que abriga uma rica diversidade de fauna e flora, agora conta com um plano que estabelece diretrizes e medidas de conservação, garantindo sua preservação a longo prazo. O documento foi desenvolvido pela empresa Objetiva e consultou a participação da comunidade, visando a conciliação entre a proteção ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Domingos, ressaltou a importância da gestão adequada dessas áreas naturais. "O Plano de Manejo do Parque do Areão é um instrumento essencial para assegurar que possamos usufruir dos benefícios desse ambiente natural, ao mesmo tempo em que o preservamos para as gerações futuras", destacou.

Reforma do Escadão

Em uma iniciativa importante para melhorar a infraestrutura e acessibilidade ao Parque do Areão, a Prefeitura de João Monlevade assinou a ordem de serviço para a reforma do escadão que dá acesso ao bairro Satélite. A obra será realizada pela empresa Sondart, com investimento de aproximadamente R$ 598.171,69. O local receberá intervenções estruturais e melhorias na iluminação do escadão, que é uma via crucial para os moradores do bairro. Além disso, o pacote de melhorias do Areão inclui a recuperação do mirante, cercamento, Plano de Manejo, Pump Truck, pórtico de entrada do Parque e o projeto estruturante da bacia de contenção 4, com uma equipe de monitoramento de topografia e sondagem que já atuam no local.

Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente foi realizada de 30 de maio a 5 de junho com cursos, seminário para ampliação da coleta seletiva em todo município, distribuição de mudas no Viveiro Municipal, feira de adoção de cães e gatos do canil e exposições de trabalhos ambientais, na Praça do Povo. Também foi realizado o 2º Passeio Ciclístico do Meio Ambiente e, encerrando a programação, uma trilha e um piquenique no Areão, onde foram promovidas ações ambientais e educativas.