Prefeitura de João Monlevade e Comas dão início às pré-conferências de Assistência Social

Publicado em: 02/06/2023 11:36

A Prefeitura de João Monlevade e o Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) deram início às pré-conferências da Assistência Social. Ao todo serão mais de 15, sendo que a primeira foi realizada na manhã desta quarta-feira (31), no auditório da Prefeitura, tendo como público os representantes da administração municipal.

As pré-conferências serão realizadas até o dia 19 de junho, antecedendo a Conferência Municipal agendada para 29 de junho. O objetivo é avaliar e propor diretrizes para a implementação da Política de Assistência Social em âmbito municipal, estadual e nacional.

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) estará no centro do debate, por meio do tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O Conselho Nacional de Assistência Social definiu cinco eixos de discussão: Financiamento, Controle Social, Articulação entre segmentos, Serviços Programas e Projetos e Benefícios e Transferência de Renda.

Na reunião desta quarta-feira, o chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva, parabenizou os presentes pela participação e expressou a importância que o governo do prefeito, Dr. Laércio Ribeiro (PT), e do vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), dedicam à Assistência Social no município.

“Uma das prioridades do nosso governo é a assistência social.  Prova disso é o apoio que estamos dando para a realização da conferência, coisa que não ocorreu em administrações recentes”, declarou.

A secretária de Assistência Social, Marinete da Silva Morais, considerou muito produtiva a primeira reunião. “Demos o pontapé inicial com a pré-conferência dos representantes do governo municipal e fizemos a discussão do eixo 1, que é 'Financiamento' e do eixo 3, que é 'Articulação entre segmentos'. Tivemos 20 participantes e tiramos representatividade para a Conferência Municipal”, concluiu.