Beneficiárias do Auxílio Natalidade recebem orientações sobre amamentação e cuidado infantil

Publicado em: 22/05/2023 09:04

Visando o bem-estar das mães beneficiadas com o cartão Auxílio Natalidade, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na tarde desta terça-feira (16), um encontro com as beneficiárias do programa, oferecendo orientações sobre amamentação e cuidados infantis.

O evento ocorreu no Centro Comunitário do Cruzeiro Celeste e foi organizado pela equipe do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Novo Cruzeiro. As mães foram recebidas pela coordenadora do Cras, Cássia Rocha de Araújo Soares, que deu as boas-vindas às mulheres que recebem o benefício. “Normalmente nós realizamos encontros com as beneficiárias, mas por causa do Dia das Mães, fizemos um evento maior”, explicou a coordenadora.

A secretária de Assistência Social, Marinete da Silva Morais, destacou o papel do Cras e o compromisso da atual administração com políticas sociais que beneficiem as mães. “É um programa que temos um carinho especial, porque garante uma melhor qualidade de vida para essas mulheres, que temos o prazer de receber aqui hoje e comemorar com elas esse dom tão especial, que é ser mãe”, afirmou, Marinete Morais.

As mães que compareceram ao encontro puderam assistir a uma palestra sobre a importância dos primeiros cuidados com a criança. A palestra foi ministrada pela enfermeira Patrícia Lial, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. José Nelson Fagundes.

Em seguida, as alunas Joyce Coelho, Maíra Silva, Tauane Silva, Pollyane Silva, Mayra Faria, Cristiele Braz e Sara Silveira do quinto período de Biomedicina da rede de Ensino Doctum, fizeram a apresentação do projeto Gota Dourada. O programa, que é orientado pela professora Danúbia Barcelos, tem como objetivo incentivar o aleitamento e a doação de leite materno. Após as palestras, as mamães do Auxílio Natalidade foram presenteadas com um café da tarde.

Auxílio Natalidade

O auxílio Natalidade é um programa inédito em João Monlevade. Implantado pela atual administração, tem como objetivo garantir às gestantes, mães e recém-nascidos uma melhor qualidade de vida. Cada beneficiária recebe R$ 726, dividido em seis parcelas. Elas recebem um cartão que pode ser usado para compras de itens básicos, em supermercados credenciados.

O cartão é confeccionado no nome da mãe, para que ela faça a administração desse recurso e tenha liberdade na escolha dos produtos da casa, assim como é o cartão Cesta Cidadã, também implementado pelo governo municipal em 2021.