Seminário Maio Laranja apresenta meios de enfrentamento à violência sexual contra crianças

Publicado em: 22/05/2023 08:16

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou no dia 18, o Seminário Maio Laranja. A atividade ocorreu no auditório Leonardo Diniz, na sede do executivo, com o objetivo de informar ao Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGD) as diversas formas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes disponíveis no município de João Monlevade.

O seminário é uma das várias ações desenvolvidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Durante o evento, foi dada a oportunidade a todos os participantes de conhecerem os órgãos públicos da cidade que atendem as crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, bem como o fluxograma de atendimento a essas vítimas, mostrando as atribuições de cada órgão da rede de proteção e enfrentamento.

Presença

Estiveram presentes diversos atores do SGD dos quais destacam-se os representantes das secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, Obras, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), escolas municipais e estaduais, representantes de Organizações Não Governamentais, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Delegacia Especializada, Ministério Público, dentre outros.

Com uma vasta programação, o seminário foi aberto pelo vice-prefeito Fabrício Lopes (Avante), que destacou o trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Creas. “A atual administração está empenhada em proteger nossas crianças”, enfatizou.

Um dos destaques do seminário foi explanação da delegada, Camila Batista Alves, responsável pela Delegacia Especializada no atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Ela falou sobre o trabalho do órgão e fez um alerta aos presentes, ao explicitar que o número de casos de violência sexual contra crianças é muito maior do que as denúncias que chegam à delegacia. Camila Alves também parabenizou a Prefeitura pelo seminário.

Avaliação positiva

Coordenadora do Creas, Tatiana Meireles avaliou esse momento como extremamente importante. “Vários atores do SGD estiveram presentes e isso contribui para que os profissionais estejam capacitados para realizarem os encaminhamentos corretamente e fazer com que as crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, tenham os atendimentos necessários e imediatos”, disse a coordenadora.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Marinete da Silva Morais, o seminário superou as expectativas. Foram 100 participantes com representatividades de organizações da sociedade civil, setor privado, Secretaria Estadual de Educação e secretarias municipais”, argumentou.

Marinete Morais ainda afirmou que a avaliação foi positiva em relação aos palestrantes e à organização do evento. “Agradeço à coordenadora e à equipe do Creas pela organização desse significativo momento de reflexão sobre o cuidado com a criança e o adolescente de nosso município”, finalizou.