Festival Baobá – Pretas Tradições traz Olodum e várias atrações para a Praça do Povo

Publicado em: 11/05/2023 09:18

João Monlevade receberá a primeira edição do festival que promete agitar a cidade: o Festival Baobá – Pretas Tradições. O evento será promovido nos dias 18, 19, 20 e 21 de maio e terá como ponto culminante a apresentação da banda baiana Olodum, que sobe ao palco da Praça do Povo na sexta-feira (19), às 22h.

Planejado para se tornar referência regional, o Festival Baobá é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Casa de Cultura, que celebra as tradições culturais afro-brasileiras.

O Festival tem início na quinta-feira (18), com o Conexões Pretas, no Real Esporte Clube, às 19h, uma roda de conversa com lideranças da cena cultural, do meio acadêmico e do empreendedorismo negro. Ainda no dia 18, pela manhã e tarde, será realizada a oficina "Palestra Sambada", com o multiartista Camilo Gan, de Belo Horizonte, em três escolas públicas municipais. O mesmo acontece na manhã de sexta-feira (19). A oficina fundamenta-se na proposta de uma vivência conduzida através do canto e da dança.

Também na sexta-feira (19), às 20h, a Praça do Povo recebe a Batalha de MC’s, com o Highrats Coletivo da Raiz ao Fruto, logo depois, às 21h, é a vez da apresentação do grupo de percussão Tambores do Morro, que antecede o show da Banda Olodum.

No sábado (20), a festa começa às 15h. A resistência do povo preto e quilombola será encenada em teatro de rua, na Praça Sete, com o espetáculo Memórias à Venda, um trabalho do grupo capixaba Instituto Cultural Tambor de Raiz.

Às 16h sobe ao palco da Praça do Povo o grupo Dôi Neguim, de Pouso Alegre, com o melhor da música brasileira temperada com a cultura baiana. Logo depois, às 17h30, se apresenta o Coral Família Alcântara, com sua música de saberes quilombolas. Tradição preta que já encantou o Brasil e países do exterior. Às 18h, ocorre o espetáculo de dança Tudo Que Nós Tem é Nós, com uma apresentação que traduz os afetos da comunidade preta. Em seguida, às 19h30, se apresenta a banda Jazzô, de Belo Horizonte, com o show “Do jazz ao pop, do groove ao samba”. Logo depois, encerrando as atrações do dia, às 21h30 se apresenta a força preta das mulheres do grupo Resenha Delas, da capital mineira, que leva samba e pagode para o público.

Domingo

No domingo (21), as atrações do Festival Baobá continuam. A festa começa com o grupo circense Circo Negro, na Praça do Povo, às 13h, onde se misturam técnicas circenses e a cultura afrodescendente, com acrobacias, malabares e palhaçaria.

Logo depois, o grupo monlevadense Degradê leva ao público o melhor do pagode a partir das 15h. Em seguida, o Renovação Erê, de Nova Era, traz capoeira, com maculelê e puxada de rede às 16h30.

O tradicional Congado ganha espaço em seguida, com um grande cortejo com início previsto para as 17h20. Para encerrar o domingo com chave de ouro, às 18h o Instituto Cultural Tambor de Raiz apresenta o espetáculo “Caburé”.

Gastronomia

O Festival também contará com a Afrogastronomia, uma feira de gastronomia com delícias da culinária afro-brasileira. Além disso, haverá o Espaço Erê para as crianças e o Espaço de Beleza Negra. A República Literária levará literatura afro-brasileira para o evento com a Tenda Negras Letras. Tudo na Praça do Povo.