Prefeitura realiza Seminário Maio Laranja

Publicado em: 10/05/2023 08:15

Tema do evento será “Os Impactos da Violência Sexual no Desenvolvimento da Criança e do Adolescente”

A Prefeitura de João Monlevade, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizará o Seminário Maio Laranja: Os Impactos da Violência Sexual no Desenvolvimento da Criança e do Adolescente. O evento será realizado dia 18, no Auditório do Executivo, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h.

A abertura do Seminário será feita pela secretária municipal de Assistência Social, Marinete Morais e pela coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Tatiana Meireles Siqueira. Logo após, será ministrada a palestra “Os impactos da violência sexual no desenvolvimento da criança e do adolescente”, com a assistente social e consultora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Débora Begati Viana Gomes.

Às 9h20 acontece a palestra “As atribuições do Conselho Tutelar no atendimento às crianças e aos adolescentes vítimas de violência sexual”, com a presidente do Conselho Tutelar de João Monlevade, Lícia Maria Cota.

Às 9h50, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de João Monlevade, Mara Geralda Gomes Souza, fala sobre a “A importância da Ficha de Notificação Compulsória”. Logo depois, às 10h20, o assunto “Procedimentos do Hospital Margarida no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual” será exposto pela psicóloga hospitalar do Hospital Margarida, Karine Aparecida Teixeira.

Às 10h40, a promotora da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de João Monlevade, Dra. Júlia Baccarini de Castro Figueiredo Teixeira, fala sobre “As atribuições do Ministério Público no atendimento às crianças e aos adolescentes vítimas de violência sexual”

Na parte da tarde o Seminário tem início às 13h, com o tema “As atribuições do Creas no atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência e suas famílias”, conduzido pela coordenadora do Creas, Tatiana Siqueira. Às 14h, a delegada especializada em Crimes contra Crianças e Adolescentes, Dra. Camila Batista Alves, fala sobre “A Delegacia Especializada no atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual”.

Às 14h20, “O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) enquanto espaço de formulação e monitoramento das políticas públicas para a infância e adolescência” será o tema tratado pela secretária executiva do CMDCA, Girlene Martins Ribeiro. Já às 14h40, a coordenadora do Cras Central, Patrícia Martins de Oliveira, faz uma apresentação do Centro de Referência. Logo após, às 15h15, quem faz a apresentação do Centro de Referência de Assistência Social – Cras Novo Cruzeiro é a coordenadora do local, Cássia Rocha de Araújo. Em seguida, haverá uma apresentação do Fluxograma de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas e/ou Testemunhas de Violência, novamente com a coordenadora do Creas, Tatiana Meireles e, às 16h10, acontece o “Depoimento Especial como forma de proteção à Criança e ao Adolescente vítima de violência”, com a assistente social do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Comarca de João Monlevade, Danielle Aparecida Albuquerque Bessa.

Inscrições

As inscrições para a participação no Seminário terão início no dia 10 (quarta-feira) e vão até o dia 16 (terça-feira), sendo feitas através do e-mail [email protected]. As vagas são limitadas.

Na inscrição, deverão ser encaminhadas as seguintes informações: nome, telefone, área de atuação, profissão, local de trabalho e e-mail.

Caminhada

O Maio Laranja também contará com uma Caminhada, a ser realizada no dia 16 (terça-feira), que fará parte das mobilizações para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A concentração será às 8h, em frente à Câmara Municipal de João Monlevade, no bairro JK, próximo ao Hiper Comercial Monlevade. A caminhada sai do local e sua chegada será na Praça do Povo.