Em ação inédita, Prefeitura de João Monlevade implanta capina elétrica

Publicado em: 17/02/2023 09:30

Em ação inédita, Prefeitura de João Monlevade implanta capina elétrica

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de João Monlevade deu início nos últimos dias à implantação do serviço de capina elétrica na cidade. A ação é inédita no município e garante uma limpeza mais rápida e eficaz em ruas onde o calçamento é de pedras.

A capina elétrica consiste no uso de um trator que emite descargas elétricas controladas e de alta tensão, que realiza a remoção de ervas daninhas, mato e outras plantas invasoras com mais precisão e rapidez do que os métodos tradicionais. “Além de melhorar a estética da cidade, a capina elétrica também contribui para a preservação do meio ambiente, pois não utiliza agrotóxicos e outros produtos químicos nocivos à saúde. O mato que recebe a descarga elétrica morre em poucos dias”, afirma o secretário de Serviços Urbanos, Marco Antônio Penido Simas.

O gestor da capina, Wellington Nunes, explica que o serviço em João Monlevade é prestado pela empresa Jardins Serviços de Revitalização Ltda, vencedora do processo licitatório realizado pelo Consórcio Multissetorial do Médio de Rio Piracicaba (Consmepi), do qual João Monlevade faz parte. Conforme Wellington, a capina já foi realizada em ruas do República, Cruzeiro Celeste e Rosário.

A administração municipal pede aos moradores que, ao perceberem a presença da máquina na sua rua, retirem os carros que estiverem estacionados na via para que o trator passe efetuando a capina. Além disso, para evitar acidentes, é aconselhável que os pedestres mantenham distância de dois metros da máquina.