Moradores da Regional 1 participam de encontro e apresentam sugestões para Revisão do Plano Diretor

Publicado em: 13/02/2023 16:48

Moradores da Regional 1 participam de encontro e

apresentam sugestões para Revisão do Plano Diretor

Participação da comunidade integra ciclo de reuniões nos bairros para elaboração final do documento

Cerca de 50 pessoas participaram ativamente da primeira reunião regional para a Revisão do Plano Diretor. O encontro foi realizado na noite dessa quinta-feira (9), na Escola Municipal Cônego Higino. Além dos moradores da região do bairro Santa Bárbara, participaram de forma efetiva os secretários municipais de Obras (Eduardo Bastos), Meio Ambiente (Samuel Domingos), Esportes e Lazer (Samir Gomes), Administração (Gilberto Barcelos) e Comunicação e Relações Públicas (Elisângela Bicalho). Os vereadores de João Monlevade, Belmar Diniz (líder do prefeito – PT), Gustavo Maciel (Podemos), Bruno Cabeção (Avante), Rael Alves (PSDB), Thiago Titó (PDT) e Leles Pontes (Republicanos) também estiveram presentes ao encontro.

O assessor da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Thiago Henrique dos Santos, explicou a respeito da legislação que rege o Plano e contextualizou a implantação do documento no município, enfatizando a necessidade de revisão do documento. “O Plano Diretor é o centro de tudo e a base para outras legislações. É um processo fundamental para garantir o desenvolvimento sustentável da cidade e para assegurar a qualidade de vida de todos os seus habitantes”, enfatizou.

O Diretor de Planejamento Territorial, Consórcios e Associativismo Municipal do Governo de Minas, Fredy Willian de Sales e Souza, que vem acompanhando todo o processo da revisão na cidade, ponderou que o Plano Diretor também é um instrumento que ajuda no ordenamento econômico municipal, possibilitando a sustentabilidade e a abertura de novos postos de trabalho e renda para população. “A revisão permite ajustar o plano às necessidades atuais e futuras da cidade, alinhando o crescimento econômico com a qualidade de vida da população”, informou.

Sem seguida, os moradores dos bairros puderam participar de forma ativa, relatando sugestões e informando as maiores dificuldades enfrentadas hoje na comunidade local. As maiores demandas apresentadas pelos moradores são relacionadas à drenagem urbana, ocupação do solo, transporte urbano, asfaltamento e manutenção das vias públicas.  Todos as demandas serão condensadas num documento e avaliadas pela administração municipal.

Ao final do encontro foram eleitos cinco moradores da Regional 1 que irão integrar a comissão final para a revisão do Plano Diretor.

Carneirinhos é o próximo

A próxima reunião ocorre na terça-feira (14), no auditório da Prefeitura de João Monlevade. São convidados os moradores da Regional 2 da cidade, que compreende os bairros: República, Alphaville, Nova Esperança, Vale do Sol, Rosário, Mangabeiras, José Elói, São João, São Benedito, Castelo, São Jorge, Nossa Senhora da Conceição, Alvorada, Lourdes, São Geraldo, Lucília, Satélite, José de Alencar, Belmonte, Ana Paula, Ari de Oliveira, Monte Santo e Recanto do Rochedo.

Revisão deve ser contínua

É importante destacar que a revisão do Plano Diretor é um processo contínuo. O documento precisa ser atualizado periodicamente para acompanhar as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas da cidade. Com isso, a revisão do Plano Diretor permite ao poder público ajustar suas políticas e ações de acordo com as necessidades e expectativas da comunidade.

Quer saber mais? Acesse o portal do Plano Diretor e fique por dentro do cronograma das atividades. A comunidade também pode contribuir de forma online com envio de sugestões para o planejamento da cidade. O endereço é: https://portais.pmjm.mg.gov.br/planodiretor.