Prefeitura recebe seminário da Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio

Publicado em: 24/03/2023 08:25

A Prefeitura de João Monlevade recebeu, na noite da última quarta-feira (22), o Seminário das Águas, realizado pela Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba), Comitê da Bacia do Rio Doce (CBH-Doce), Universidade Federal de Itajubá (Unifei – Polo Itabira), Mestrado Profágua, jornal Tribuna de Piracicaba, Inter TV dos Vales – Afiliada Globo e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). O evento ocorreu no auditório do Executivo.

Na ocasião, a equipe da Expedição apresentou diversas informações, dados relevantes, resultados de estudos, análises e pesquisas, mapas e investimentos realizados pela CBH-Piracicaba para a recuperação ambiental da bacia. O grupo percorreu os 241 quilômetros do leito do Rio Piracicaba, realizando a coleta de amostras de água e solo. Também foram feitos levantamentos sobre o uso e a ocupação do território, identificadas as fontes poluidoras, pontos de efluentes e esgotamento sanitário.

Apresentações

O seminário ainda contou com a apresentação do coral “Cantus de Minas”, formado por crianças da cidade de Bela Vista de Minas. Na abertura do evento, houve a exibição do filme-documentário sobre a primeira fase da Expedição e do projeto “Nossas Nascentes”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de João Monlevade.