João Monlevade recebe a 15ª Conferência Municipal de Saúde

Publicado em: 24/03/2023 07:48

O renomado professor Francisco Rubió será um dos palestrantes do evento

O Conselho Municipal de Saúde de João Monlevade, com o apoio da Secretaria de Saúde realiza, na semana que vem, quinta e sexta-feira (30 e 31), a 15ª Conferência Municipal de Saúde do município. O evento será no Centro Educacional e terá como tema "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - amanhã vai ser outro dia".

Na quinta-feira (30), a Conferência terá início às 16h e, na sexta-feira (31), as atividades começam às 8h. A realização do evento é amparada legalmente pelo Decreto Municipal nº 56, de 6 de março de 2023, em consonância com a Resolução do Conselho Municipal de Saúde nº 49, de 6 de março de 2022.

A Conferência contará com o credenciamento dos participantes e delegados, leitura e aprovação do Regimento, palestras, trabalhos em grupo, momento cultural, apresentação das propostas dos grupos, plenária de votação das propostas e moções e escolha dos delegados para a Conferência Estadual.

Palestras

A 15ª Conferência Municipal de Saúde contará com palestras dos professores Rodrigo Martins da Costa Machado e Francisco Panadés Rubió. Rodrigo Machado é professor da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e possui mestrado em Ciência Política pela UFMG, especialização em Saúde Pública pela Fiocruz e graduação em Farmácia pela UFMG. Atua no desenvolvimento de ações de ensino e pesquisa na área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde com os temas: descentralização, relações intergovernamentais, coordenação federativa, cooperação intergovernamental, gestão em saúde e controle e participação social.

Já Francisco Rubió atua no Instituto de Cooperação Internacional em Saúde, Cultura, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável - Icistec (Proangola) e é professor voluntário do Internato em Saúde Coletiva - "Internato Rural" da Faculdade de Medicina da UFMG. Trabalha nos projetos de Cooperação Internacional em Saúde, Bioprospecção Sustentável da Flora, Fitoterápicos, Integração saúde, educação, cultura, meio ambiente e psicologia médica.