Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

João Monlevade recebe projeto do Festival Brasil Luxemburgo

 

Publicado em: 15/02/2022 07:53

Whatsapp

 

João Monlevade recebe projeto do Festival Brasil Luxemburgo
Iniciativa visa reconstruir “laços de aço” entre o município e o país europeu para promoção cultural

O festival multicultural Brasil Luxemburgo chega a João Monlevade no próximo mês. A proposta é pautada na histórica relação entre o município e a cidade luxemburguesa de Esch-sur-Alzette, em especial na trajetória da mineração e da siderurgia. 

A praça do Povo, a partir do dia 9 de março, até o mês de novembro, vai receber quiosques interativos e participativos, denominados [L]Aço.

A escolha do nome é um jogo e significa laço de aço. A proposta faz parte do projeto transmídia “A Colônia Luxemburguesa” realizado pela historiadora e cineasta Dominique Santana e produzido por Samsa Film, Universidade de Luxemburgo (C2DH) e o Centro Nacional Audiovisual (CNA) de Luxemburgo, com o apoio de Esch2022 (Capital Cultural da União Europeia) e o Luxembourg Film Fund.

No quiosque, a população de João Monlevade poderá comunicar diretamente com o container [L]Aço “gêmeo” instalado em Esch, e assistir ao documentário. 

Na prática, o projeto, que também tem apoio da Prefeitura de João Monlevade, tem como objetivo principal “reconstruir laços de aço”, conectando a história comum entre João Monlevade e Luxemburgo, trazendo à tona memória afetiva a partir das lembranças dos moradores mais antigos, além de valorização cultural.

Comitiva Luxemburguesa em João Monlevade

Antes da inauguração do [L]Aço na cidade, uma comitiva do país europeu visitará João Monlevade no dia 27 de fevereiro. A delegação conta com o embaixador de Luxemburgo, Carlo Krieger, a embaixatriz Nicole Krieger, chefe de missão adjunto e cônsul, Charles Schmit, conselheira Nadia Melina e o Adido Econômico e Comercial, Felipe Diniz.

Além das autoridades luxemburguesas estarão presentes Dominique Santana e a equipe de produção Samsa Film, do CNA e do C2DH, representantes da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, a equipe de produção da Samsa Film, a coordenadora de produção Clarice Fonseca e jornalistas brasileiros e luxemburgueses. 

Circuito da Liberdade

O [L]Aço brasileiro será inaugurado no Circuito da Liberdade em Belo Horizonte, no dia 26 de fevereiro, durante o Festival Brasil Luxemburgo, organizado pelo Consulado Honorário e pela Embaixada do Grão Ducado do Luxemburgo. Ele permanecerá em Belo Horizonte durante uma semana e será transportado no dia 5 de março para João Monlevade, com a presença do Embaixador de Luxemburgo, Carlo Krieger.