Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Prefeitura comemora 31 anos do Sesamo

 

Publicado em: 21/10/2021 13:32

Whatsapp

 

Prefeitura comemora 31 anos do Sesamo

Data é comemorada com debate sobre “a pessoa com sofrimento psíquico e o direito à cidade”

O Sesamo (Centro de Atenção Psicossocial – CAPSII) de João Monlevade completou esta semana 31 anos de fundação. Em comemoração, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde dessa terça-feira (19) um debate que teve como tema “A pessoa com sofrimento psíquico e o direito à cidade”. O evento foi realizado no auditório do Centro Educacional.

Durante o evento representantes da atual administração reafirmaram o compromisso de resgatar o pioneirismo do Sesamo, sendo que um dos passos neste sentido é a implantação do Centro de Apoio Psicossocial Infantil.

Já a secretária de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, ressaltou a dedicação e união dos servidores públicos que trabalharam para que o serviço continuasse em funcionamento nestes 31 anos, apesar dos percalços e dificuldades enfrentadas nos últimos anos.

A coordenadora da divisão de Saúde Mental do município, Eliana Bicalho Ferreira de Almeida, salientou que em todos esses anos o setor experimentou recuos e avanços. “Acreditamos que este é um momento de avanço e que a administração está comprometida em colocar a saúde mental como uma presença viva dentro da cidade”, declarou.

Homenagens e debate

Em seguida, a psiquiatra do Sesamo, Rosângela Ribeiro, fez uma introdução sobre o tema do debate. Além dela, a mesa redonda teve a participação presencial de Cláudia Maria Miranda, enfermeira especialista em Saúde Mental e Psicanálise e supervisora clínico-institucional de João Monlevade, e a participação por videoconferência de Bruno Vasconcelos de Almeida, pós-doutor em filosofia pela UFMG, doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP e professor da PUC Minas.

Também foram exibidos vídeos de ex-funcionários do Sesamo e especialistas reconhecidos em todo o estado, que enviaram seus relatos sobre a importância do serviço na história da luta antimanicomial em Minas Gerais.

Destaque para a terapeuta ocupacional e gerente do centro de convivência São Paulo da rede de atenção psicossocial de Belo Horizonte, Marta Soares; a psicóloga e ex-coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Marta Elizabete de Souza; a psiquiatra e doutora em filosofia, Ana Marta Lobosque; a psicóloga e psiquiatra da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila), Míriam Abou-Yd; o psicólogo e ex-coordenador do Sésamo, Max da Silva Moreira e a enfermeira Janine Antonini Lanza.