Beneficiários elogiam primeiro mês do Cesta Cidadã

Publicado em: 05/10/2021 09:43

Cartão leva mais dignidade e autonomia para as famílias

Após o primeiro mês de utilização do cartão Cesta Cidadã entregue às famílias em vulnerabilidade social, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, faz uma avaliação positiva sobre o retorno que tem sido dado pelos beneficiários. É o que garante a secretária responsável pela pasta, Marinete Morais.

Segundo Marinete, a implantação do cartão foi um marco na vida de muitas mulheres que atualmente são provedoras das famílias. “Fato é que dos 400 cartões disponibilizados pela Prefeitura, 99% chegam para as chefes de família. Para elas, o cartão oportunizou dignidade para adquirir os gêneros alimentícios nos estabelecimentos credenciados”, comenta.

Opinião de beneficiárias

Ana Lúcia Pereira, 64 anos, explica que tem dificuldade de locomoção e outros problemas de saúde que a deixaram sem poder trabalhar como antes. Ainda sem o benefício da aposentadoria, ela é uma das pessoas que se enquadrou nos requisitos para receber o cartão Cesta Cidadã. “Comprei frutas e biscoitos que gosto muito. Está sendo uma dádiva usar e sei o que mais falta em casa para não comprar a mais”, comenta.

Outra que elogia o novo benefício é a dona de casa Maria Inês da Cruz, 57 anos. Mãe de quatro filhos, ela comenta que teve a oportunidade de ir ao supermercado credenciado e comprar alimentos da sua escolha. “Achei maravilhoso eu mesma escolher o que preciso na minha casa e ver o que é prioridade”, destaca.

Beneficiária do cartão, Fabiana Aparecida Lima, 49, é mãe de duas filhas e tem um neto que mora com ela e o marido no bairro Estrela Dalva. Ela explica que o cartão tem sido satisfatório para complementar na compra de produtos que não estão inclusos na cesta básica.

Moradora do bairro São João, a dona de casa Jordane Roberta Vieira, 23, é mãe de duas meninas de dois anos e de sete. Ela comenta que o cartão tem sido uma benção. “Está sendo uma grande ajuda e compro as coisas que mais necessito em casa”, explica.

O cartão

A Prefeitura de João Monlevade promoveu, no mês de agosto, a entrega do “Cartão Cesta Cidadã” a 400 famílias. O cartão magnético é recarregado sempre no final do mês e é um benefício eventual. O valor inicial é de R$100, concedido para aquisição exclusiva de gêneros alimentícios e material de higiene e limpeza em locais credenciados pela Administração.

A ação da Prefeitura tem como objetivo beneficiar famílias que se enquadraram nos critérios de vulnerabilidade social no município.

Cras

Para a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em João Monlevade, Cássia Rocha de Araújo Soares, somente na região de abrangência do núcleo, 275 cartões foram disponibilizados. Ela comenta que nesse primeiro mês tem sido muito boa a receptividade das pessoas que utilizam o cartão e até o momento não houve qualquer ocorrência de falhas ou erros no sistema. Dos dias 18 a 25 de outubro, equipes do Cras e da Secretaria Municipal de Assistência Social terão encontros com as famílias beneficiadas para acompanhar como tem sido o uso do cartão Cesta Cidadã.

Assistência Social

Segundo a assistente social da Secretaria de Assistência, Camila Barros, a implantação do Cesta Cidadã foi uma iniciativa muito positiva, pois além de garantir a alimentação das famílias em vulnerabilidade social, proporciona a autonomia para que os beneficiários comprem os gêneros alimentícios e produtos de higiene pessoal de acordo com sua real necessidade. Até o momento, 125 famílias foram beneficiadas na área central da cidade. Ela comenta que uma pessoa devolveu o cartão, pois alegou que voltou a trabalhar  e que não precisaria mais do benefício.

As famílias também serão acompanhadas pelas técnicas de Referência da Secretaria Municipal de Assistência Social e os encontros serão realizados de forma sistemática, com agendamento no mês de outubro entre os dias 19 e 22, no auditório Leonardo Diniz, na sede da Prefeitura.