Demanda Reprimida - Prefeitura investe meio milhão para agilizar exames

Publicado em: 06/08/2021 07:50

Demanda Reprimida - Prefeitura de João Monlevade investe meio milhão para agilizar exames

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai investir R$ 500 mil em recursos extras, para realizar exames de média e alta complexidade como, por exemplo, mamografia, colonoscopia, endoscopia e cirurgias de cataratas que estão acumulados há um ano. O objetivo é pôr fim à demanda reprimida, tanto dos exames, quanto do procedimento cirúrgico.

A liberação da verba foi determinada pelo prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT), a partir de recursos da própria Prefeitura. Com a decisão, além do orçamento já previsto para a Secretaria de Saúde, a pasta receberá mais meio milhão para resolver a situação.

“Esta demanda reprimida tem sido uma preocupação nossa desde o início do governo. Além de uma série de mudanças administrativas na secretaria, para que os pedidos de exames sejam atendidos mais rapidamente, entendemos que é necessário fazer este aporte para normalizar os atendimentos”, disse Dr. Laércio Ribeiro.

A secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva de Souza Drumond, explicou que os atendimentos serão realizados de forma gradativa. “Como a realização desse tipo de exame é terceirizada, a agenda será construída de acordo com a capacidade do prestador de serviço”, salientou.

Segundo a secretária municipal adjunta de Saúde, Simone Borba, a forma encontrada pela Prefeitura para agilizar os pedidos será contratando uma cota maior de exames. “Com isso, poderemos atender mais pessoas, em um período de tempo mais curto”, afirmou.

Sobre as cirurgias de cataratas, a Secretaria de Saúde esclarece que, primeiramente, o paciente fará o procedimento de um olho. Quem precisar de cirurgia em ambos os olhos, só fará a segunda após estar recuperado da primeira operação.