Mais de cinco mil pessoas foram vacinadas contra gripe no “Dia D” em João Monlevade

Publicado em: 14/07/2021 14:31

Mais de cinco mil pessoas foram vacinadas contra a gripe (influenza) no último sábado (10) em João Monlevade. Ao todo, 5.643 pessoas receberam o imunizante no “Dia D”. Simultaneamente a Prefeitura ainda realizou a vacinação contra a covid-19, de pessoas com 48 anos ou mais, com a aplicação de 510 doses.

Toda a estrutura de vacinação envolveu 80 profissionais, oito postos de saúde e um posto volante montado no Centro Educacional, no bairro Carneirinhos. Embora tenha restado vacinas de gripe para vacinar na última segunda-feira (12), as doses acabaram rapidamente no mesmo dia.

O município só dispõe de doses para acamados e segundas doses para crianças. A Prefeitura vai divulgar novas datas e horários de vacinação, logo que receber mais vacinas contra gripe.

Para a coordenadora da Vigilância em Saúde (Visa), Viviane Ambrósio, o “Dia D” foi positivo.  “Alguns fatores contribuíram para atingirmos este número. A primeira é que tínhamos um grande número de doses disponíveis para aplicar, e coincidiu que o Ministério da Saúde liberou a vacinação para toda a população acima de seis meses de idade”, declarou.

Grupos prioritários
Viviane Ambrósio, porém, fez uma ressalva quanto a vacinação das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da imunização contra a gripe. “A adesão das pessoas de grupos prioritários não tem sido a mesma que o restante da população. É importante que essas pessoas compareçam aos postos de saúde, para se vacinar logo que recebermos mais doses”, recomendou.

Fazem parte do grupo prioritário da gripe idosos acima de 60 anos; pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente; trabalhadores do transporte coletivo; caminhoneiros; portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas; professores; crianças com idade de 6 meses a menores de 6 anos; trabalhadores da saúde; gestantes e puérperas.