Parque do Areão: ações para revitalização continuam

Publicado em: 08/07/2021 09:53

Parque do Areão: ações para revitalização continuam

A Prefeitura de João Monlevade, por meio  da Comissão para Revitalização do Parque do Areão, criada pela Portaria 222/2021, continua empenhada no propósito de transformar o local em uma área digna para os monlevadenses.

Apesar da morosidade que a burocracia do serviço público impõe, o trabalho não para e diversas ações são desenvolvidas com o objetivo de criar um verdadeiro Parque Municipal multiuso. A intenção é oferecer equipamentos que atendam a toda população nas diversas áreas – ambientais, educacionais, esportivas, culturais, sociais e econômicas com a criação de oportunidade de emprego e renda, além de lazer para a cidade.

Para a efetividade do projeto, um rigoroso e detalhado planejamento está sendo desenvolvido, com o envolvimento de diversos setores da prefeitura, da comunidade e de instituições de estado e da federação.

Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo

No dia 25 de junho, foi realizada uma reunião com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), que contou com a participação da presidente da entidade, Maria Edwiges Sobreira Leal e do Gerente Geral, Ariel Lazzarin; da arquiteta da prefeitura Ingrid Stephanie de Morais; representantes das secretarias de Planejamento, Assessoria de Governo, do Gabinete do prefeito e membros da Comissão de Revitalização do Areão.

O encontro, realizado de forma virtual, teve como objetivo buscar apoio para a efetivação do concurso público para criação de projeto arquitetônico do parque.

A ideia inicial é desenvolver o concurso, pré-selecionar três propostas e abrir à votação para a população, que irá escolher o projeto final para o Parque Municipal do Areão.

Durante a reunião, a presidente do CAU, Maria Edwiges, arquiteta premiada em diversos concursos, tendo grandes projetos executados, parabenizou o município pela iniciativa. Ela disse que, como se trata de concurso público, a ação teria que ser aberta a todo país. Além disso, a profissional apresentou as vantagens dessa modalidade, que, além das possibilidades de acesso a ótimos projetos, a cidade ainda ganha divulgação espontânea em todo país, o que facilitaria na busca de apoiadores e patrocinadores para execução do mesmo.

Após várias considerações, como se trata de um processo complexo, a presidente do CAU, ficou de acionar o Instituto de Arquitetos do Brasil – seção Minas Gerais, que conta com know-how na elaboração e execução desses concursos – desde a elaboração dos editais, termos de referência, construção de site, seleção de comissão julgadora até o resultado final, objetivando um orçamento para desenvolver o trabalho.
A próxima reunião da comissão está agendada para segunda-feira (12), às 17h.

Fechamento do parque

Outro trabalho que se inicia esta semana é o Levantamento Planimétrico e Cadastral Georreferenciado de toda a área, que tem por função realizar o mapeamento do parque, de maneira completa, com maior precisão de forma digital, abrangendo o estudo de detalhamento de divisas de gleba legal (divisão de propriedades), edificações, postes de rede pública de eletrificação e outros.

Esse trabalho fornece as referências para que seja desenvolvido o projeto de fechamento de todo o perímetro do parque, com implantação de cercas, alambrados, muros, entre outros equipamentos que visam criar restrições de circulação e oferecer condições de organização de acesso ao local, protegendo todo o espaço.

Devido à falta de controle de acesso ao interior do parque, maus cidadãos tem utilizado o espaço de forma degradante, principalmente como bota-fora. Até o momento foram retirados 26 caminhões de lixo e entulho do local, sendo 18 somente no último sábado, dia 3.

Câmeras e monitoramento

Além do projeto de cercar todo perímetro do parque, pontos estratégicos vão receber câmeras de vigilância, ação que é parte do Programa Cidade Segura, lançado pela Prefeitura de João Monlevade, no dia 1º de julho.

Os equipamentos serão implantados em locais de forma que toda e qualquer movimentação no parque possa ser monitorada e gravada. Caso seja registrada qualquer infração, os envolvidos serão identificados e punidos conforme a legislação.

O sistema, além de garantir a segurança e a tranquilidade para moradores do entorno e a todo cidadão que utiliza o parque, garantirá a manutenção da limpeza do local, além de evitar vandalismo no espaço, inclusive ação de incendiários, que tem sido frequente.

Recuperação ambiental

A Comissão 222 aguarda liberação de serviço de engenharia para criar termo de referência para licitar empresa para dar continuidade ao processo de recuperação ambiental, que consistirá em intervenções na vegetação local, preparo do solo para plantio de espécies primárias nas áreas degradas e recuperação das bacias de contenção, evitando com isso o carreamento de material do parque para as vias da cidade. São retiradas anualmente cerca de 100 caminhões de terra da bacia de contenção, situação que será eliminada com o trabalho desenvolvido no parque.