Entrega das escrituras de posse é marcada por emoção

Publicado em: 06/07/2021 08:48

Entrega das escrituras de posse é marcada por emoção

Virgulina Pereira de 93 anos foi uma das beneficiárias.

No último sábado (3), o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT) e o vice-prefeito, Fabrício Lopes (Avante), estiveram presentes na solenidade de entrega das escrituras para 63 famílias dos bairros Primeiro de Maio, Monte Sagrado e Corumbiara de Vanessa.  O evento, realizado pelo Movimento Moradia Popular (antigo Movimento dos Sem-Casa), ocorreu na Escola Cicinha Moura, no bairro Primeiro de Maio. A atividade foi em duas etapas e contou apenas com os beneficiários e poucas autoridades para se evitar aglomeração e atender os protocolos sanitários contra a propagação da Covid-19.

Durante seu pronunciamento, o chefe do Executivo, Dr. Laércio Ribeiro, lembrou toda a trajetória das famílias beneficiadas e também o crescimento da região. Ele destacou também a presença da igreja católica desde o início da caminhada do Movimento por meio da amizade com os missionários monfortinos, representada pelos padres Luiz Augusto Stefani (atualmente em missão no continente africano) e Luciano Andreol (hoje na Arquidiocese de São Paulo). “Nossa meta é entregar até o final de nossa gestão todas as escrituras”, frisou. Ao todo, são 837 famílias cadastradas no setor de Habitação da prefeitura para receber os documentos.

O vice-prefeito, Fabrício Lopes, parabenizou os beneficiários e explicou que o que o atual governo fez em seis meses, nenhuma outra administração realizou.  Ele ainda explicou que o presidente do Movimento Moradia Popular, José Lino Tavares, e o atual chefe do setor de Habitação, Antônio Batista Miranda Contrapino, um dos grandes líderes do movimento nos anos 1990 junto às famílias, são os reais representantes da conquista.

Depoimentos

Bastante emocionado, Geraldo Xavier (65), recebeu a escritura das mãos do prefeito e do vice, e disse que o documento representa um sonho realizado. “É uma pena que minha esposa não está aqui para receber. Lutamos juntos por isso”, conta o aposentado.

Já a catadora de material reciclável, Maria de Fátima Silva (59) mais conhecida como Rainha da Sucata, disse que receber a escritura foi motivo de gargalhadas e se pudesse, soltaria fogos de artifício. “Estou feliz demais e hoje é um dos dias mais abençoados de minha vida”, conta alegre.

Morador do bairro Estrela Dalva, o autônomo Raimundo José Eduardo, (59), estava representando a mãe que, com 91 anos, tem problemas de locomoção e não poderia ir a solenidade. “Isso aqui para nós é felicidade”, explica.

As aposentadas Virgulina Pereira de Souza (93) e Efigênia Gomes da Silva (83) foram bastante homenageadas pelo grupo e para o presidente do Movimento Moradia Popular, José Lino Tavares, elas representam a alma e a luta da caminhada. “Para chegarmos até aqui a luta foi muito grande. A nossa história é árdua e muito bonita”, explica.

O chefe do setor de Habitação, Antônio Batista Miranda Contrapino, um dos grandes líderes do movimento nos anos 1990, relembrou durante a solenidade a luta do movimento e também a ajuda espiritual dos padres. “A gente queria ter mais pessoas aqui para comemorar, mas por conta da pandemia não podemos chamar todos. É muita gente que nos ajudou até chegar aqui neste dia.  Até a conquista da construção da Escola Cicinha Moura foi uma das lutas do grupo”, frisou.

Presenças

Também estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara, Gustavo Maciel (Podemos);  o vereador Belmar Diniz (PT); o secretário de Obras, Eduardo Bastos; o secretário de serviços Urbanos, Marco Antônio Penido Simas; o chefe de gabinete,  Geraldo Giovani Silva; o vigário episcopal padre Marco José Almeida e Edmar Rosa, assessor do deputado estadual Marcos Lemos (PT).