Rede de videomonitoramento é realidade em João Monlevade

Publicado em: 05/07/2021 09:09

Programa Cidade Segura
Rede de videomonitoramento é realidade em João Monlevade

A tecnologia das câmeras de videomonitoramento será grande aliada na redução de crimes em João Monlevade com a implantação no município do Programa Cidade Segura. A iniciativa é da Polícia Militar e do Conselho Comunitário de Segurança Pública Geral (Consep Geral) e tem a chancela da Prefeitura de João Monlevade e a parceria da Câmara Municipal. Na semana que passou foi realizada a oficialização da proposta, com assinatura do Convênio de Cooperação Técnica e Operacional – entre a administração municipal, a Polícia Militar e Consep Geral.

As imagens em tempo real de quase 40 câmeras já são usadas pela Polícia Militar nessa primeira fase do Programa Cidade Segura. Agora, com a assinatura do convênio, mais equipamentos serão instaladas nas entradas de João Monlevade e avenidas principais. Posteriormente, a intenção é expandir a proposta aos bairros residenciais, aumentando a rede de monitoramento colaborativo. Para isso, basta o morador fazer adesão à rede de segurança para que as imagens sejam cedidas.

“Quanto mais câmeras pudermos usar nesse projeto, mais efetivo será o trabalho das polícias Militar, Civil e também do poder Judiciário. Além disso, a comunidade pode acessar o sistema participando diretamente das ações de segurança”, explicou o tenente da Polícia Militar, Daniel Andrade, um dos incentivadores do Cidade Segura. Creuza Santos, presidente do Consep, endossou o discurso do policial e enfatizou a necessidade da participação da comunidade ao abraçar a causa.

Sensação de segurança

O comandante da 17ª Companhia de Polícia Militar Independente de João Monlevade, Tenente Coronel Maiquel Vecce dos Santos, foi enfático ao falar que o Programa Cidade Segura vai melhorar a sensação de segurança no município. “Podemos antever abordagens. É muito importante o apoio da administração pública nessa nova empreitada. Já conseguimos reduzir os crimes violentos em 29% e os furtos em 45%. Esses índices podem cair ainda mais”, disse o oficial ao falar sobre a importância do videomonitoramento.

A melhoria da sensação de segurança com as imagens também foi destacada pela delegada da 4ª Delegacia de Polícia Civil, Camila Batista Alves. “É muito importante um projeto desse porte ser concretizado. A segurança pública precisa da ajuda de todos”, falou.