Centro de referência em Covid-19 absorve atendimento ambulatorial do Margarida

Publicado em: 25/03/2021 09:10

Centro de referência em Covid-19 absorve atendimento ambulatorial do Margarida

O Centro de Referência em Covid-19, que funciona no prédio da Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade, absorveu todo o atendimento ambulatorial dedicado a pacientes com sintomas leves de coronavírus, ou pacientes suspeitos com sintomas gripais leves da cidade. O local funciona das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira e de 7h às 19h aos sábado e domingo.

O objetivo é diminuir a sobrecarga do Hospital Margarida, que está com todos os leitos destinados ao tratamento da Covid-19 ocupados.  O ambulatório do Centro de Referência possui 10 leitos e conta com apoio de uma ambulância disponibilizada pelo Serviço Voluntário de Resgate (Sevor). Uma vez no local, os pacientes ficam em observação. Havendo melhora, eles são liberados para cumprir isolamento domiciliar. Caso contrário, são transferidos para o hospital.

Pressão
Recentemente o Centro de Referência teve seu horário de funcionamento ampliado, inclusive com o reforço de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal administrativo de outros setores da Secretaria de Saúde.

Mesmo com a ampliação, o ambulatório já está sob pressão, diante do atual cenário provocado pela doença em João Monlevade. O Centro de Referência tem realizado uma média de 200 atendimentos diários e encontra-se com os leitos 100% ocupados.

Apelo
Só ontem (23) foram registrados mais 90 casos positivos de Covid-19 na cidade, motivo pelo qual a Prefeitura de João Monlevade reforça os apelos à população para que respeite as medidas sanitárias de enfrentamento ao coronavírus.