PREFEITURA REALIZA CAMPANHA SOBRE A HANSENÍASE

Publicado em: 22/01/2020 10:19 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de João Monlevade

A Prefeitura Municipal de João Monlevade, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, no próximo dia 25, sábado, na Praça do Povo, no horário de 8h às 12h, uma campanha sobre a Hanseníase, com orientações sobre a doença e avaliação das pessoas que apresentarem manchas.

A ação integra o Dia Mundial de Prevenção e Combate à Hanseníase, que é comemorado anualmente no último domingo do mês de janeiro e cuja data ficou conhecida como “Dia da Mancha”.

Atualmente em nosso município não há, na unidade de referência, nenhum paciente em tratamento, o que não significa que não temos casos da doença e nos acende um alerta para melhorarmos na busca ativa dos casos suspeitos.

O objetivo é chamar a atenção da sociedade e das autoridades de saúde sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado da doença.

O objetivo da campanha é chamar a atenção da sociedade e das autoridades de saúde sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado da doença.

Sobre a doença

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae (M. Leprae). Esta doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas.

A hanseníase é transmitida principalmente pelas vias respiratórias superiores de pacientes doentes não tratados, sendo, também, o trato respiratório a mais provável via de entrada da bactéria no organismo.

Embora avanços tenham sido conquistados nas últimas décadas, o Brasil está entre os 22 países que possuem as mais altas cargas da doença em nível global, ocupa a 2ª posição na detecção de casos novos e detém 92% do total de casos dos países das Américas.

Os sinais e sintomas desta doença incluem:

- sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades;

- manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;

- caroços e placas em qualquer local do corpo;

- diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Tratamento

A hanseníase tem cura. O tratamento dura de 6 a 12 meses, é feito nas unidades de saúde e é gratuito.  A cura é mais fácil e rápida, quanto mais precoce for o diagnóstico.