Encontro de Formação “Educar em Ação” recebe elogios dos professores

Publicado em: 19/11/2014 00:00

Está sendorealizado durante todo o dia de hoje (13), o Encontro de Formação: Educarem Ação, envolvendo todos os educadores da rede municipal. O evento, deiniciativa da Secretaria Municipal de Educação, ocorreu no Centro Educacionalde João Monlevade, no horário de 7h às 17h30.

Durante oencontro, os professores participaram de oficinas pedagógicas ministradas poreducadores da própria rede e também por convidados da rede estadual eparticular do município e de cidades vizinhas. Além disso, foi realizado oPainel Integrado abordando as seguintes temáticas: Inclusão, Neurociência;Afeto e Limite no Contexto Escolar; Psicologia das Idades e RelaçõesÉtnico-Raciais no Contexto Escolar.

O objetivodo encontro é possibilitar aos educadores momentos de reflexão, criação econstrução do conhecimento com foco no conviver, ensinar e aprender.

Asecretária de Educação, Helena Perdigão, falou sobre a importância dainiciativa. “Além de capacitar os professores da rede, o Encontro de Formaçãotem o objetivo de melhorar os indicadores externos da qualidade da educação domunicípio. É através da capacitação dos professores e de ações mais efetivas emprol da aprendizagem que conseguiremos aumentar esses indicadores dequalidade”, afirmou.

Consideradauma presença ilustre ao Encontro, a psicanalista e diretora do Centro deAtendimento e Inclusão Social – CAIS, Cristina Abranches ministrou uma palestrasobre inclusão social de pessoas com deficiência. Ela elogiou o evento eparabenizou a secretaria de Educação pela iniciativa. “A educação só funcionacom iniciativas como essas, pois possibilita troca e aprendizado entre osprofessores. Tudo isso é fundamental para se constituir um sistema de ensino.Os temas escolhidos são atuais, ricos e instigantes para o educador e todosestão muito motivados”, elogiou.

Aprofessora da Escola Municipal Efigênio Mota, Vanilsa Ferreira Cota, tambémcomentou sobre a iniciativa. “Todas as atividades estão muito bacanas. Aspalestras foram ótimas e todo o evento está sendo muito interessantes paratodos os educadores”, elogiou.