Defesa Civil divulga situação de ocorrências registradas em Monlevade

Publicado em: 26/12/2013 16:04

Defesa Civil divulga situação de ocorrências registradas em Monlevade

Conforme alerta enviado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN, João Monlevade está classificada como de alto risco de deslizamentos em algumas regiões da cidade.

Nos últimos dias, a cidade recebeu o volume de chuvas correspondente a 170 mm, o que é considerado acima da média para o período.

Ontem, 25, e hoje, 26, a equipe da Defesa Civil percorreu as áreas de risco e verificou que houve outro deslizamento no bairro Areia Preta, onde parte da estrada cedeu na última segunda-feira, 23. A área continua instável e pode haver mais quedas caso a chuva continue. O trânsito de veículos pesados que segue para a BR-381 está sendo desviado para o bairro Santa Cruz e para o Jacuí. A orientação é que os veículos leves transitem pelo bairro Vila Tanque. A ArcelorMittal Monlevade apóia os trabalhos. A Prefeitura de João Monlevade pede a compreensão dos moradores, já que a medida tem por objetivo garantir a segurança da população.

O Rio Piracicaba está sendo supervisionado constantemente e não apresenta aumento no volume da água.

Segue abaixo situação de ocorrência registradas pela Defesa Civil:

Na Rua Andes, nº 170 - Promorar

Deslizamento de barranco nos fundos de uma residência devido a um desaterro feito pelo próprio morador.

Na Rua Rio Casca, nº 15 - Belmonte

Deslizamento, a Defesa Civil cedeu a lona e os moradores providenciaram a cobertura do barranco.

No final da Rua Anápolis - Belmonte

Local que já vinha sendo acompanhado, houve mais queda de terra e aumentou a erosão no local.

Barranco próximo à Igreja São José Operário

Deslizamento de terra está sendo monitorado.

Na Rua Louis Ensch, nº 533 - Alvorada

Parte de um muro ameaça ceder. A área estava sendo inspecionada pela Defesa Civil, pois já apresentava problemas.

Bairro Jacuí

A obra de canalização de bueiros e recuperação da estrada não apresenta problemas. Apenas parcela de solo solto, com grama, cedeu, mas o talude está intacto e o deslizamento não apresenta riscos para a estrada. Um muro rip-rap feito próximo à obra ameaça ceder e está coberto por lona, sendo avaliado pela Defesa Civil constantemente.

Rua Urucânia, 396 - Belmonte

Aterro feito pela Prefeitura está cedendo. As trincas estão sendo cobertas para posterior colocação de lona para proteger o terreno.

Rua Geraldo Soares de Sá – Vila Tanque

Há risco de deslizamento. A área já foi sinalizada e a Defesa Civil está realizando o monitoramente constantemente.

Rua Botafogo - Loanda

Queda de barranco que atingiu uma escada, sem riscos para a residência.

Avenida Alberto Lima - Sion

Devido a movimentação no talude o muro de uma residência cedeu. Há risco de nova movimentação.

Rua Maçônica, 301 - Belmonte

Uma pedra de pequeno porte caiu na valeta de uma casa, impedindo a passagem da água, ocasionando risco de enchente para a residência. A Defesa Civil comunicou a Secretaria de Obras para a retirada da pedra.

A Prefeitura de João Monlevade alerta que a Defesa Civil deve ser acionada em situações de instabilidade, tais como trincas e rachaduras em casas, prédios e terrenos, além de abatimento no solo.

A Defesa Civil opera em regime de plantão, monitorando as áreas de risco e atendendo a novas ocorrências, caso surjam. Em caso de emergência, a população pode entrar em contato através dos telefones 3852-8100, 3851-6153, 8766-4697 ou 190 da Polícia Militar.