Saúde em Monlevade bem avaliada nas ações de Vigilância em Saúde

Publicado em: 07/11/2013 13:57

Saúde em Monlevade bem avaliada nas ações de Vigilância em Saúde

Município cumpre todas as metas e garante qualidade de vida à população e repasse

integral de recursos para a área em 2014

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde - VISA, recebeu avaliação positiva da Gerência Regional de Saúde (GRS), de Itabira, pelas ações desenvolvidas no 1º quadrimestre do Projeto de Fortalecimento – Avaliação das Ações de Vigilância em Saúde. Essas ações são desenvolvidas e acompanhadas pela Secretaria de Saúde e periodicamente são avaliadas pela GRS.

Dentre as práticas apreciadas, as atividades físicas para a população idosa atingiram 424 pessoas, o que equivale a 6,5% da população (6.146 idosos), cumprindo a meta de 5% das pessoas cadastradas no Sistema de Informação da Atenção Básica - SIAB. Essas atividades são realizadas nos bairros Santa Bárbara (Igreja Santa Rita), Lucília (Centro Comunitário), Loanda (Centro Comunitário – Igreja Católica), Policlínica (Associação dos Metalúrgicos), Industrial, Santo Hipólito, Novo Cruzeiro (Peito Aberto), Teresópolis (Igreja São Luiz Monfort) e Bem Viver. A partir de hoje,terão início grupos de ginástica no Laranjeiras (Sede do Congado) e na Vila Tanque (Arpas).

Outra ação avaliada foi a vigilância alimentar e nutricional de crianças de 0 a 5 anos, com meta de realizar o acompanhamento de 20% de crianças de 0 a 5 anos, do total 1.410 cadastradas no serviço de saúde.  Neste quesito, foram acompanhadas 417 crianças, o que equivale 29,57% da população.

Também foi avaliada a vigilância alimentar e nutricional de gestantes, com meta de atender 30% das gestantes cadastradas (291 mulheres). Foram atendidas 156 gestantes, correspondendo a 53,61% desta população.

A VISA também implantou ambientes livres de tabaco em todas as unidades de saúde, sendo permitido fumar do lado de fora, a partir de 100m de distância da porta de entrada. Já está em andamento o grupo de tabagismo na Unidade Básica de Saúde do Industrial, onde são realizados acompanhamentos semanais, inclusive com palestra da Pneumologista Janaína Maciel Lopes, como uma ação de educação continuada. As pessoas atendidas têm apresentado resultados e declararam que já conseguiram parar de fumar.

A Vigilância em Saúde do município conseguiu cumprir todas as metas de vacinação para crianças de 0 a 2 anos contempladas no Calendário Nacional de Vacinação, além de alcançar as metas preconizadas das Campanhas Nacionais de Vacinação para Influenza e Poliomielite, e cumprir as metas estabelecidas pela GRS nas vacinas de Triviral com 116,90%, Meningo C com 98,78%, VIP/VOP com 118%, Pneumo com 111%, DTP com 121%, Penta com 114,84%, Pneumo com 113,73%, Meningo com 105,4%, VIP/VOP com 113,33%, Rota com 104,24%, Febre Amarela com 112,72%.

Todos esses índices tiveram relevante elevação em comparação às avaliações anteriores. O cumprimento das metas garante ao município o repasse integral das verbas referentes ao Projeto de Fortalecimento em 2014, o que proporciona ao município melhores condições de investimento nas áreas e ações abrangidas. Em 2013, João Monlevade recebeu a quantia de R$ 79.388,06, que foram adquiridos dois veículos e vários equipamentos para a VISA.

A Administração Municipal trabalha, cada vez mais, para o melhoramento destas ações e atividades, a fim de garantir saúde e qualidade de vida à população monlevadense.