Secretária de Assistência Social representará o Estado em Conferência Nacional

Publicado em: 07/11/2023 16:27

Secretária de Assistência Social de João Monlevade representará o Estado em Conferência Nacional

Marinete Morais foi a segunda delegada mais votada na categoria representantes do poder público

João Monlevade estará bem representada na 13ª Conferência Nacional de Assistência Social que será realizada de 3 a 5 de dezembro em Brasília-DF. A secretária municipal de Assistência Social, Marinete da Silva Morais, será uma dos 93 delegados de Minas Gerais, que representará o Estado na Conferência Nacional.

Marinete Morais foi eleita durante a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social de Minas Gerais. O evento foi realizado em Caeté-MG, de 30 de outubro a 1º de novembro, com aproximadamente mil pessoas. Com o tema “O Suas que temos e o Suas que queremos”, a iniciativa teve como foco “Caminhos de Participação Social para Restabelecer a Cidadania”.

Eleita como uma das representantes do poder público, a secretária recebeu 128 votos, um a menos que a delegada mais votada da categoria. Marinete Morais foi integrante do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Cogemas-MG) e Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-MG) no período de 2021 a 2023.

A secretária municipal falou da importância da participação de João Monlevade na Conferência. “Foi muito significativo para nós monlevadenses, porque o evento recebeu o nome de Simone Albuquerque, que teve uma atuação tão rica na Assistência Social e se projetou para além da nossa cidade, sendo reconhecida nacionalmente ”, afirmou, Marinete Morais.

Simone Albuquerque era assistente social e faleceu em 9 de outubro.  Ela integrava o governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva quando faleceu, exercendo o cargo de diretora do Programa de Proteção Social Básica do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDAS). Ela também era vice-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

Além de Marinete Morais, a delegação do município na Conferência Estadual era composta por mais quatro integrantes. Representaram o poder público Ramínie Silva Moreira e Rosimeyre de Souza e representando a sociedade civil participaram Flaviane Cristina Araújo e Maria Aparecida de Oliveira.