SÁBADO DA SAÚDE - Prefeitura faz 884 atendimentos e aplica 1.271 doses de vacinas

Publicado em: 25/10/2023 09:33

Sábado da Saúde
Prefeitura de João Monlevade faz 884 atendimentos e aplica 1.271 doses de vacinas

A Prefeitura de João Monlevade realizou 884 atendimentos e aplicou 1.271 doses de vacinas no sábado (21). As atividades integraram o Sábado da Saúde e o Dia D de Multivacinação. As duas iniciativas foram desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde para facilitar o atendimento às pessoas que não conseguem acessar serviços de saúde durante a semana.

Na data, a Policlínica e todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionaram de 8h as 17h, exceto o posto do bairro Nova Esperança. Em virtude das comemorações do Outubro Rosa, as ações tiveram como público alvo a população feminina e todas as unidades foram decoradas com essa temática.

Foram realizados 156 exames preventivos, 287 consultas de hiperdia, 235 testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), 50 consultas odontológicas e 156 avaliações de mamas, que geraram 55 pedidos de mamografia.

A secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond comemorou os resultados. “Tivemos um número muito bom de usuários atendidos. Acredito que alcançamos nosso objetivo que foi facilitar o acesso da população a esses serviços. O cuidado com as pessoas continua sendo o nosso maior compromisso”, salientou.

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Renata Caroline Bráulio de Moura, também considerou a iniciativa um sucesso. “Conseguimos alcançar mulheres que não faziam preventivo há algum tempo, mulheres hipertensas e diabéticas que não estavam com controle em dia e esse é o intuito da campanha. Além disso, as unidades estavam bonitas e aconchegantes para receber a população”, enfatizou.

Multivacinação

Quem também avaliou positivamente o trabalho foi a coordenadora da Vigilância em Saúde do Município (Visa), Viviane Ambrósio. “Consideramos que a campanha de vacinação foi bem produtiva, mas continuamos trabalhando para avançar ainda mais”, destacou.

O acerto de cartão de vacina de crianças de 0 a 15 anos, continua em andamento, de segunda a sexta-feira. Na Policlínica, a vacinação ocorre de 7h30 as 17h. Nas demais UBSs a imunização é de 7h30 as 11h e 13h as 17h. No posto de saúde do bairro Nova Esperança a vacinação é somente nas segundas e quintas-feiras.