Secretário de Meio Ambiente de João Monlevade é empossado conselheiro titular do CBH-Piracicaba

Publicado em: 20/10/2023 08:01

Secretário de Meio Ambiente de João Monlevade é

empossado conselheiro titular do CBH-Piracicaba

O secretário municipal de Meio Ambiente de João Monlevade, Samuel Domingos, foi empossado conselheiro titular do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba/MG). A cerimônia de posse ocorreu na última segunda-feira (16), no auditório da Unifei, em Itabira. Outras 11 pessoas representando o município também integram a gestão 2023/2027 do Comitê.

Samuel Domingos destacou que como conselheiro titular terá direito a voto nas deliberações, abrangendo desde a destinação de recursos até as aprovações de outorgas para empreendimentos de grande porte. “Essa participação estratégica permitirá a articulação de políticas em prol das melhores condições nos recursos hídricos de João Monlevade. Essa posição no Comitê não é apenas um privilégio, mas uma responsabilidade que assumo com o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região e o bem-estar da comunidade local”, frisou.

O CBH-Piracicaba é composto por 72 conselheiros (distribuídos entre quatro segmentos: poder público estadual, poder público municipal, usuários de recursos hídricos e entidades da sociedade civil com atuação na bacia.

O novo colegiado eleito terá como desafio fortalecer as atividades já executadas pelo CBH em todo território, tais como o programa Rio Vivo e o Protratar, que já viabilizou mais de R$ 70 milhões em ações de recomposição florestal e saneamento básico. Desse montante, cerca de R$ 18 milhões serão destinados a João Monlevade, para o financiamento de obras para a implementação e ampliação de sistemas de esgoto e abastecimento de água.