Diversidade, economia e democratização são abordados durante Conferência Municipal de Cultura

Publicado em: 20/10/2023 07:56

A Conferência Municipal de Cultura 2023 teve início na noite de quarta-feira (18), no antifiteatro do Centro Educacional. O evento é realizado pela Fundação Casa de Cultura e pelo Conselho Municipal de Política Cultural.

A Conferência, que tem por objetivo discutir políticas públicas de cultura e definir diretrizes para o Plano Municipal de Cultura, foi aberta pela diretora-presidente da Casa de Cultura, Nadja Lírio Furtado e trouxe o tema geral “Democracia e Direito à Cultura”, definido pela organização da 4ª Conferência Nacional.

De acordo com Nadja, a Conferência é um marco para o setor cultural do município e conta com total apoio e incentivo do governo municipal. “A Conferência será uma iniciativa essencial para o fomento de nossa cultura e temos a alegria de contar com um governo que, além de participar ativamente de nossas ações culturais, incentiva e investe em cultura, sabendo de sua importância para a população. Estou muito feliz por poder participar desse momento tão importante”, destacou Nadja.

O assessor de governo, Gentil Bicalho, ressaltou a importância da Conferência e o fato de João Monlevade ser um “celeiro” de talentos da região. “Somos a capital mundial do fio-máquina e pólo regional na educação e no comércio, mas também podemos nos orgulhar do setor cultural, em que também sempre nos destacamos com artistas e ativistas culturais de qualidade. Tenho certeza de que dessa conferência sairão importantes propostas para a nossa cultura”, afirmou Gentil.

A Conferência também contou com a presença do secretário municipal de Esporte e Lazer, Samir Gomes, de artistas, ativistas e produtores culturais, escritores, servidores municipais e convidados.

Debates e propostas

A Conferência Municipal da Cultura 2023 é focada em três eixos temáticos: “Democratização do acesso à cultura e participação social”; “Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural” e “Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade”. A ação também será o momento de debater e votar propostas e discutir sobre o Plano de Cultura.

Na quarta-feira foram formados grupos para discussão dos eixos temáticos e formulação de propostas. Na noite de quinta-feira (19) o evento prossegue, com a eleição dos delegados que vão representar a cidade na Conferência Estadual, em dezembro.

A realização da Conferência Municipal de Cultura é um passo importante para completar a adesão da cidade ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e, assim, se beneficiar de programas federais para o setor.

Apresentações

O evento também contou com apresentações artísticas ao longo de sua realização. Na quarta-feira subiram ao palco do Centro Educacional o cantor e compositor Rômulo Rás e o dançarino Jonas. Na quinta-feira se apresentam a dançarina Gabriela Júlio e o músico João Roberto.