Cadastro Escolar para ensino fundamental e médio vai até o dia 6 de novembro

Publicado em: 20/10/2023 07:54

Cadastro Escolar para ensino fundamental e médio vai até o dia 6 de novembro

O período de cadastro escolar para novos alunos nas escolas da rede pública de ensino está aberto até o dia 6 de novembro, por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). As inscrições devem ser feitas pelo site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.

Uma inovação neste ano é a automatização do processo de renovação da matrícula. Estudantes que estão regularmente matriculados e frequentes em uma escola da rede pública de ensino até o dia 5 de outubro terão suas vagas asseguradas na mesma instituição no próximo ano letivo. Para aqueles que desejam trocar de escola em 2024, há a opção de solicitar o cancelamento da renovação pelo Sucem e participar do processo de cadastramento para concorrer a uma vaga em outra unidade educacional.

Ao realizar a inscrição é preciso fornecer documentos pessoais e comprovante de endereço. A Secretaria Municipal de Educação informa que aqueles sem acesso à internet podem comparecer às instituições públicas ou à Biblioteca Municipal para realizar as inscrições, de segunda a sexta-feira.

Podem se inscrever

Podem se inscrever no cadastro escolar crianças com seis anos completos ou que completarão até 31 de março de 2024, estudantes provenientes da rede particular que agora buscam ingressar nas escolas públicas, alunos matriculados em escolas públicas que não vão oferecer a série desejada em 2024 e quem quiser retomar os estudos nos ensinos fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Alunos que iniciaram os estudos em escola estadual após 5 de outubro ou que optarem por realizar cursos profissionalizantes na rede pública de ensino de Minas Gerais também devem realizar a inscrição.