Crianças e diretores elogiam desjejum nas escolas

Publicado em: 11/10/2023 14:05

Crianças e diretores elogiam desjejum nas escolas

Ação complementa a alimentação dos estudantes, que muitas vezes saem de casa sem ter feito a primeira refeição do dia

Crianças e diretores das escolas municipais Monteiro Lobato e Promorar elogiam a implantação do desjejum nas instituições. A ação visa complementar a alimentação dos estudantes, que muitas vezes chegam à escola sem terem feito a primeira refeição do dia. O desjejum busca proporcionar uma alimentação saudável aos alunos, garantindo um início de dia mais nutritivo e contribuindo para o desenvolvimento e bem-estar das crianças.

Érick Soares, aluno do 4º ano da escola Monteiro Lobato, e Delais Louisianne Freitas dos Santos, do 5⁰ ano, foram unânimes ao elogiar o desjejum. “Dar o pão antes de começar a aula está sendo muito bom, porque algumas crianças não têm condições de comer em casa. Queria agradecer por isso. O desjejum está ótimo”, expressou Érick. Delais complementou: “quando a gente não come, não consegue prestar atenção na aula. Quando comemos, ficamos muito felizes”.

A diretora da escola Monteiro Lobato, Dulcinéia Maria Martins, destacou que a instituição atende 380 crianças do 2º período ao 5º ano. Ela ressaltou que o desjejum contribui para a concentração dos alunos, diminuindo queixas de dor de cabeça e melhorando o desempenho escolar. "Observamos que muitos alunos chegam à escola muito cedo. Às vezes, não se alimentaram adequadamente no jantar. Na jornada de aprendizado, a alimentação desempenha um papel vital, especialmente quando percebemos que alguns estudantes expressam desconforto devido à fome. A escola desempenha um papel fundamental nessa contribuição", ressaltou.

Na Escola do Promorar, 189 alunos do 3º ao 5º ano estão sendo beneficiados com o café da manhã. O diretor da unidade, Márcio Egídio, destaca que a iniciativa trouxe não apenas alimentação, mas também entusiasmo e concentração aos estudantes. "Essa ação é muito importante, pois muitos alunos, por vezes, chegam à escola com fome, o que impacta diretamente no rendimento acadêmico. O desjejum veio para somar, proporcionando maior concentração na sala de aula e contribuindo para que a aprendizagem seja efetivada com sucesso. Afinal, quem está com fome não consegue prestar a devida atenção. Consideramos que foi um ganho significativo para nossa escola", reforçou Márcio Egídio.

“Para mim, o desjejum na escola está sendo muito bom. Não gosto de comer em casa, então quando chego tomo o café da manhã e me concentro melhor nas aulas. Fica mais fácil estudar direitinho. Estou gostando dessa mudança”, falou o aluno do 4º ano, João Gabriel Escobar. O amigo dele, Sailon Samuel Santos de Freitas, do 5º ano, também aprovou a iniciativa. “O café da manhã na escola é importante porque nos fornece energia e nutrientes para começar o dia com mais disposição”, finalizou.