Mutirão recolhe um caminhão de lixo e visita mais de 40 residências

Publicado em: 05/04/2023 17:58

Combate à dengue

Mutirão recolhe um caminhão de lixo e visita mais de 40 residências

Mais de 40 residências foram visitadas no mutirão de combate à dengue, realizado no sábado (1ª) em João Monlevade. A ação abrangeu os bairros Nossa Senhora da Conceição e Alvorada, que estão entre os locais com maior incidência do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Além da fiscalização, a Vigilância em Saúde do Município (Visa) recolheu o equivalente a um caminhão de lixo nos dois bairros.

Ao todo foram realizadas sete notificações, cinco focos de dengue eliminados, 12 telas de mosquiteiros instaladas em caixas d’água e 35 retornos de vistorias em casas com pendências, ou seja, imóveis em que o morador precisava adotar alguma medida para eliminar os focos do mosquito.

Participaram do mutirão três funcionários da Secretaria Municipal de Obras, 13 agentes de endemias da Visa e um fiscal de postura. A Prefeitura empregou um caminhão, dois veículos de transporte e uma picape.

Supervisora de Endemias da Visa, Regina Célia dos Santos, considerou a ação bastante positiva. “Conseguimos eliminar possíveis criadouros do mosquito. Consideramos o trabalho bem satisfatório. Houve muita receptividade da população. Pedimos que eles continuem a receber o agente de endemias não só no surto de dengue, mas em nossas vistorias rotineiras também”, avaliou.

Cuidados

Regina Santos, no entanto, faz um alerta a todas as pessoas com Dengue e às que ainda não contraíram a doença para o uso contínuo do repelente, pois o mais importante agora é evitar a picada do mosquito.

“Contamos também com a população para continuar denunciando possíveis criadouros”, reforçou a supervisora. Ela enfatizou que cada cidadão precisa cuidar de sua casa, fazendo vistoria rotineira em quintais, calhas, caixas d'água, bebedouros de animais, plantas aquáticas, recipientes de degelo das geladeiras e em qualquer lugar que acumule água.

Esse é o segundo mutirão realizado pela Visa para combater a dengue. Na semana passada, o primeiro mutirão foi realizado no bairro José Elói. Foram retirados do local dois caminhões e três caminhonetes cheias de materiais que poderiam acumular água.