Prefeitura sedia encontro do Programa de Desenvolvimento Territorial do Sebrae

Publicado em: 31/03/2023 10:04

Na última terça-feira (28), representantes da classe empresarial, sociedade civil e poder público participaram de um encontro, no auditório da Prefeitura de João Monlevade, articulado pelo Sebrae para a apresentação do Programa de Desenvolvimento Territorial proposto pela instituição.

A iniciativa tem a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) como parceira e, na prática, tem como finalidade identificar as principais instituições de cada setor que contribuem ou podem contribuir com o crescimento de João Monlevade.

O agente territorial do Sebrae, Celso Moreira, foi quem fez a explanação do projeto. Ele explicou que na primeira etapa do Programa foram realizadas entrevistas com os principais atores do segmento econômico do município. O objetivo da ação consistiu em identificar as instituições que atuam ou podem atuar no desenvolvimento econômico, em cada setor público, empresarial e da sociedade civil.

Após as entrevistas, o Sebrae fez o levantamento das demandas e os principais entraves para a prosperidade do município e fez a apresentação aos atores envolvidos.

O agente territorial do Sebrae, Celso Moreira, explicou que o objetivo do Programa é identificar quais estruturas estão ausentes para fortalecer o desenvolvimento econômico da cidade. “Embora a cidade já possua uma economia forte, o trabalho do Sebrae irá acrescentar ao que já está sendo realizado e apontar quais são os próximos passos a serem incorporados pelas instituições envolvidas”, explicou.

A próxima fase do Programa é a formação de uma comissão para elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico. Como em João Monlevade já há um trabalho semelhante, feito também em conjunto entre a Seplan e representantes da sociedade civil e classe empresarial – a Agenda DEL, os dados coletados pelo Sebrae serão disponibilizados para o Fórum de Lideranças, que devem fornecer outros elementos que podem ser acrescidos ao trabalho da instituição.

Representatividade

A explanação do Programa de Desenvolvimento Territorial do Sebrae contou com participação de representantes da Associação de Cooperação e Integração dos Portadores de Deficiência de Joao Monlevade (Acinpode), da Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Matérias Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjon), da ArcelorMittal, da Câmara de Vereadores, da CDL, da Emater, do Hospital Margarida, da Prefeitura de João Monlevade, do Sicoob Credimepi, da Cáritas Diocesana, da  Solidariarte, do Lar São José, da Apae, da Rede Doctum, da Ufop, da Acimon e do Sebrae.