João Monlevade recebe selo Cidade Amiga do Audiovisual

Publicado em: 30/03/2023 09:02

O município de João Monlevade recebeu nesta terça-feira (28) o selo Cidade Amiga do Audiovisual. A entrega do certificado foi feita pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC) a gestores de 100 municípios mineiros, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, durante o 4º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos. Os gestores foram capacitados por meio do programa “Cidade de Cinema”, que trabalha com o desenvolvimento de políticas públicas para o audiovisual e o fortalecimento do setor.

Para a diretora-presidente da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio Furtado, a certificação é importante especificamente por conta da Lei Paulo Gustavo. “Este ano vamos receber verba para investir no audiovisual. É necessário que o município desenvolva estratégias e ferramentas para a classe artística dessa área para que estejamos prontos para receber a verba e distribuir com eficiência”, reforçou.

O “Cidade de Cinema” teve início com o cadastro de representantes dos municípios interessados em se qualificar e integrar a Minas Film Commission (MFC) e contou com a participação das 12 mesorregiões de Minas Gerais. Os gestores foram capacitados por meio do programa, que trabalha com o desenvolvimento de políticas públicas para o audiovisual e o fortalecimento do setor. A ação é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da EMC.

Com três módulos e mais de 60 horas de aulas, o curso preparou gestores municipais para trabalhar com as políticas públicas voltadas para o setor audiovisual em âmbito estadual, nacional e internacional.  A capacitação também tratou dos benefícios e impactos econômicos que as locações propiciam, fortalecendo o turismo cinematográfico.

O jornalista Wir Caetano, que atua na Fundação Casa de Cultura, é o servidor da administração municipal de João Monlevade que recebeu a capacitação. Ele aponta que o curso permite que os municípios se inteirem das políticas públicas do audiovisual, setor que, segundo ele, “envolve uma gama de atividades e, sem dúvida, produz impactos tanto culturais quanto econômicos muito significativos”.

O jornalista completou: “a decisão da administração municipal, por meio da Fundação Casa de Cultura, de inscrever João Monlevade para essa capacitação foi mais do que acertada neste momento, com a Lei Paulo Gustavo (que é focada principalmente em audiovisual) já em fase de regulamentação e a Casa de Cultura passando a ter, entre suas atribuições, o turismo. O lugar especial de João Monlevade na história da siderurgia e suas relações europeias exploradas no filme “A Colônia Luxemburguesa”, de Dominique Santana, e no festival “Mistura”, por exemplo, podem ser atrativos interessantes para que agentes da produção audiovisual de outras localidades voltem seus olhos e seus roteiros para nossa cidade”, finalizou.

Lei Paulo Gustavo

A Lei Paulo Gustavo é uma nova lei criada em 2022 para ajudar a cultura e enfrentar os problemas causados pela pandemia nos últimos dois anos. Ela utiliza R$ 3,86 bilhões de um fundo nacional para ajudar estados, cidades e o Distrito Federal a apoiar atividades e produtos culturais, incluindo filmes e outras manifestações culturais. A ideia é ajudar a incentivar a cultura em todo o país e superar as dificuldades