Casa de Cultura lança Prêmio Louis Ensch de fotografia e literatura

Publicado em: 29/03/2023 09:33

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Fundação Casa de Cultura, lança mais uma edição do “Prêmio Louis Ensch”, desta vez com duas modalidades: fotografia e conto/crônica.

Com a temática “Memórias de Monlevade” e distribuição de R$ 3.200,00 em premiações, o concurso é parte da programação comemorativa dos 59 anos da cidade.  As inscrições se estendem de 29 de março a 11 de abril, via formulário online através do site oficial da Prefeitura, o www.pmjm.mg.gov.br.

Para explorar o tema, os inscritos devem retratar bens patrimoniais tombados (materiais), registrados (imateriais) ou inventariados no município, conforme relação anexa ao edital. Essa listagem não inclui a Igreja São José Operário, patrimônio que, em razão de seu lugar na memória da cidade, já foi muito retratado, e, assim, a Fundação procura estimular que os autores voltem o olhar para outros bens.

De acordo com o edital, no caso de fotografias, serão aceitas fotos produzidas tanto com câmeras fotográficas quanto com dispositivos móveis (celulares e afins) em boa resolução. Contos e crônicas devem ter no máximo duas páginas.

O Prêmio Louis Ensch é uma das ações da política de educação patrimonial empreendida pela Fundação Casa de Cultura, que visa valorizar e difundir o conhecimento sobre os bens culturais e tradições, como forma de fortalecer a identidade e o amor pelo município. Além disso, é mais uma iniciativa para fomento às artes.

Segundo a diretora-presidente da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio Furtado, o Prêmio Louis Ensch é uma das iniciativas do programa de valorização e difusão do patrimônio cultural de João Monlevade. “O que queremos é que cada artista participante se proponha a (re)descobrir porções da identidade monlevadense através do nosso patrimônio, abrindo o olhar particular e a sua sensibilidade artística para nossa história e tradições. O concurso literário quer revelar a memória de nossa comunidade através de contos e causos especiais”, destacou Nadja.

Seleção e voto

Para fotografia, uma comissão julgadora selecionará as 10 melhores fotos, que, em seguida, serão submetidas a votação popular no Instagram na Fundação Casa de Cultura, quando serão definidos os três primeiros lugares. Para contos e crônicas, a seleção dos três vencedores será feita pela própria comissão.

Em ambas as modalidades, o primeiro lugar receberá prêmios de R$ 1.000,00; o segundo será agraciado com R$ 400,00, e, para o terceiro, a premiação será R$ 200,00. A divulgação dos resultados está prevista para 29 de abril, dia de aniversário de João Monlevade.

O edital está disponível no site da Prefeitura, no link https://www.pmjm.mg.gov.br/publicacoesView/?id=1502 e as inscrições são restritas a residentes em João Monlevade há pelo menos cinco anos.

O título do concurso homenageia o engenheiro luxemburguês Louis Ensch (1895-1953), responsável pela implantação da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira (atual ArcelorMittal).